Empresas apostam em WiFi em ônibus para gerar dados

Empresas apostam em WiFi em ônibus para gerar dados
A inteligência analítica digital já era uma tendência que estava crescente no mercado. Com ela é possível desmistificar e acompanhar comportamentos, usar como auxiliar nas tomadas de decisões e aplicação de padrões de dados, entre muitas outras atividades de pesquisa. Com a chegada da pandemia, consequentemente o distanciamento social e as mudanças comportamentais do consumidor, essa ferramenta tornou-se indispensável.

Para Paulo Mendes, coordenador da área de Inteligência e Tecnologia da Onbus Digital, maior plataforma de comunicação e experiências com passageiros de ônibus do Brasil, essa tecnologia é fundamental para impactar positivamente os consumidores. “Além disso, a estratégia da marca pode ser muito mais assertiva utilizando os dados coletados e beneficiar ainda mais os resultados”, explica.

O Onbus Analytics é o serviço de inteligência analítica da Onbus Digital, que coleta dados a partir do uso do Wifi dentro dos ônibus. “Onbus Analytics é nossa área de inteligência. Aqui pesquisamos sobre segmentos e aprofundamos nosso entendimento sobre as marcas parceiras junto aos passageiros”, conta Leticia Machado, Gerente de Produto e Comunicação. As ações são baseadas em conexões, questionários, hábitos, entre outros tópicos de avaliação que podem ser constatados através da ferramenta.

Usando o Onbus Analytics, empresas de grande porte conseguiram medir alcance e produzir estratégias focadas em cada necessidade. A rede de supermercados Supermarket aprofundou o conhecimento sobre as idas ao supermercado. A pesquisa apontou que 35% dos respondentes frequentam supermercados pelo menos 2x por semana, 57% escolhem o estabelecimento pelas ofertas e 39% das pessoas se baseiam em propagandas e comerciais de TV.

A Crefisa impactou milhões de passageiros de ônibus no estado do RJ e MS. E descobriu que de 249.154 pessoas, apresentaram aumento de 24% das intenções em contratar empréstimos com a empresa, elevou em 79% o reconhecimento da marca e registrou 65% de lembranças da campanha.

Para o lançamento da série Doutor Castor, a Globoplay preparou uma super campanha com o uso do Onbus Analytics. Os resultados levantaram 85% o reconhecimento da marca, registrou 46% de potenciais assinaturas e um impacto de 80% de lembranças da campanha.

“Investimos muito em tecnologia e hoje temos um poderoso dashboard para acompanhar em tempo real todas essas ações, armazenando quantidades sempre maiores de dados, executando algoritmos sofisticados e produzindo os insights. Nossa ferramenta é um dos serviços do qual mais temos orgulho de oferecer”, finaliza Paulo Mendes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *