You are here
Home > Economia > Turistas buscam mais o Nordeste e preços de passagens caem

Turistas buscam mais o Nordeste e preços de passagens caem

Ao que parece, o Nordeste será mesmo a primeira parada dos turistas brasileiros nas próximas férias. Um novo levantamento do Kayak, metabuscador líder global em pesquisas de voos, apontou que a busca por voos para destinos da região dobrou nesta primeira semana de maio. Além disso, o valor das passagens aéreas caiu pela metade em muitas capitais nordestinas a partir de São Paulo.

Segundo os dados do Kayak, Recife (PE), Salvador (BA) e Maceió (AL) lideram entre os mais buscados, os três com o dobro de demanda registrado na primeira semana de maio. Os destinos foram seguidos por Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Natal (RN), Florianópolis (SC) e Porto Seguro (BA), consolidando a preferência dos turistas pelo Nordeste.

Dentre os destaques do levantamento estão o salto de 118% nas buscas semanais por passagens para Porto Seguro, 114% para Natal e 113% para Recife. Já os que mais tiveram queda de preço dos bilhetes em abril foram Recife (-14,9%), Salvador (-12,6%) e Fortaleza (11,1%).

A pesquisa na qual o Nordeste teve destaque de procura para viagens aéreas foi separada em três índices comparativos: buscas semanais (a primeira semana de maio x última semana de abril de 2021), mensais (março x abril de 2021) e anuais (2020 x 2021). A variação de preço das passagens foi mensurada conforme o mês (março x abril) e ano (2020 x 2021).

Confira mais detalhes da pesquisa do KAYAK na tabela abaixo:

Para quem tem curiosidade em saber como está o interesse por viagens, o Painel de Tendências do Kayak verifica as tendências globais de pesquisa por voos, as movimentações de buscas domésticas e internacionais, e a procura por destinos, sempre em comparação com períodos anteriores.

Em tempos de pandemia, ao planejar uma viagem, é importante levar em consideração a situação e as restrições em cada destino e viajar seguindo os protocolos de segurança. Também é importante acompanhar as novas regras de compra de passagens aéreas, uma vez que as companhias aéreas estão trabalhando com períodos cada vez maiores de cancelamento e remarcação de passagens, uma grande vantagem para quem quer planejar agora e viajar depois. Para aproveitar essa flexibilidade, o KAYAK oferece o filtro de “Alterações Flexíveis” no momento da busca.

Mas nem só de voos vive o metabuscador: no Kayak é possível planejar a viagem completa com hotéis ou casas de temporada (basta ativar o filtro “Só mostrar Aluguéis de temporada” ao pesquisar a hospedagem), aluguel de carros e até passeios, disponíveis na nova seção Atividades, disponível desde 31 de março.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe um comentário

Top