Mercado de veículos seminovos se mantém aquecido

Mercado de veículos seminovos se mantém aquecido
Com a falta de insumos e pessimismo conjuntural no mercado, as montadoras tiveram que suspender suas atividades, por várias vezes, desde o início da pandemia. O impacto nas vendas de carros novos foi sentido. A oferta restrita de veículos zero e uma espera que pode chegar a 150 dias para a entrega, vem causando maior demanda pelos seminovos e usados, e a tendência é de mercado aquecido.

De acordo com Diego Fischer, CEO da Carupi , startup de compra e venda de automóveis 100% online, os resultados deste ano são mais que expressivos. “Em abril de 2021, registramos um incremento de vendas de 40% em relação ao mês anterior. Estamos seguindo a tendência de crescimento já observada no meio do ano passado”, afirma.

O Google Trends, ferramenta do Google que aponta as principais tendências e termos de pesquisa mais buscados na internet, comprova como o comportamento de compra do brasileiro mudou no mercado automotivo.

O termo “Compra carro zero” caiu 53,8% em relação a 2020. Já o termo “Compra carro usado”, subiu 5,1%. Se comparados os dados de abril de 2020 a abril de 2021 fornecidos pela plataforma de busca, o interesse do público na internet por carros usados é 46,4% maior do que o interesse por carros novos. Os dados da Fenabrave- Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, endossam esse paralelo. A venda acumulada de carros usados em relação a carros novos em 2021, cresceu 38,49%.

Com esse cenário cada vez mais claro para o consumidor, vendedores especulativos acabam surgindo, anunciando seus carros em plataformas online por altos valores, dado a pouca oferta de carros novos no mercado.

Para Gustavo Braga, especialista da Carupi, o preço de mercado tem se mantido, mas a percepção da população mudou. “Alguns clientes da nossa plataforma tem a expectativa de vender seus carros por um valor acima do mercado, justamente pela falta de oferta no setor, mas não é bem assim. Percebemos que o consumidor continua buscando o melhor custo-benefício, sem se deixar influenciar pelo cenário externo.”, comenta. Segundo ele, os dados da startup ainda apontam que somente 7% dos veículos na Carupi são vendidos acima do valor de mercado. “Estamos falando de modelos bastante conhecidos por sua confiabilidade que ainda tiveram maior valorização nesta fase de mercado aquecido e de carros com investimento em acessórios ou itens de segurança feitos recentemente – como painéis multimídia super modernos, câmera de ré, sensor de estacionamento, blindagem – ou por fim, carros com quilometragem abaixo de 7mil km.” Completa Braga.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *