You are here
Home > Economia > Pesquisa revela que e-commerce será solução para varejo no Dia das Mães

Pesquisa revela que e-commerce será solução para varejo no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas de maior importância para o varejo, sobretudo pelo apelo emocional e, pela segunda vez consecutiva, estará em meio a um período pandêmico. Embora o cenário não seja dos mais otimistas, a expectativa deve ser positiva e não é por menos: uma pesquisa realizada pela The Insiders, agência de marketing boca a boca que conecta marcas a consumidores reais, 95% das mais das 9.300 pessoas entrevistadas vão comprar presentes para as mães e, destas, 88% pretendem fazer suas compras online.

O compilado também trouxe um dado relevante para as marcas: a grande aposta para as estratégias de marketing deve ser em consumidores reais, uma vez que 88% dos entrevistados afirmaram ser diretamente influenciados pela opinião de amigos e parentes na hora de escolher o produto e que 69% deles irão se informar ou pesquisar sobre os presentes de Dia das Mães por meio de blogs, sites e redes sociais. O número mais peculiar é para quem acredita que a opinião dos grandes e famosos influenciadores digitais conta nessa hora: apenas 16% dos respondentes disseram seguir a recomendação desse nicho, ao passo que 94% consideram que cupons de descontos são determinantes para a decisão de compra.

“Apostar em pessoas reais para alavancar as campanhas de marketing para essa data pode ser a chave para o aumento das vendas e do lucro em meio a uma época de crise, como a pandemia. Pensando a longo prazo, é também uma estratégia para fortalecimento de marca, divulgação de produtos e serviços e até retorno sobre vendas, uma vez que os consumidores valorizam cada vez mais opiniões reais, sinceras e espontâneas, o que publicidade paga com os grandes influenciadores não possibilita”, comenta Joel Amorim, diretor da The Insiders na América Latina.

Dentre as estratégias levantadas pelo executivo, oferecer também vantagens ao consumidor, como cupons de descontos, cashback ou benefícios na hora da compra, são um diferencial que tende favorecer a marca, já que apenas para 19% dos entrevistados o nome da empresa é primordial. “As estratégias de marketing digital já vinham sendo uma realidade para muitas empresas, mas ganharam ainda mais força em 2020 e as medidas de isolamento que impulsionaram o e-commerce. Para o futuro, a tendência é seguir nesse ritmo, com melhores práticas e performances, buscando identificar nestes canais pessoas que se conectem e se tornem embaixadores da marca, ou seja, não só aquele que divulga, mas que transmita genuinamente a paixão pelos valores da empresa”, explica Amorim.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top