Medidas emergenciais estão garantidas até a completa vacinação da população adulta

Medidas emergenciais estão garantidas até a completa vacinação da população adulta
Os programas de auxílio emergencial criados pelo governo para socorrer as empresas, o emprego e a renda no Brasil serão mantidos até que toda a população adulta brasileira esteja vacinada. A boa notícia, que traz impacto direto na retomada das atividades das micro e pequenas empresas de todo o país, foi anunciada nesta segunda-feira (7) pelo ministro Paulo Guedes, durante reunião do Sebrae e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Na ocasião, as entidades levaram ao governo uma agenda pela defesa e ampliação das medidas emergenciais em prol da sobrevivência dos pequenos negócios e da manutenção do emprego e da renda no país.
O histórico de atuação do governo foi mencionado pelo ministro Paulo Guedes:  “Inicialmente socorremos as grandes empresas e imaginamos que isso irrigaria a cadeia produtiva, mas isso não aconteceu. Foi, então, que direcionamos esforços para os auxílios emergenciais e para o crédito. Inclusive, vamos estender os auxílios emergenciais pelo menos até setembro, previsão de quando a população brasileira adulta estará completamente vacinada”. Guedes citou ainda a iniciativa de inclusão produtiva de jovens e trabalhadores por meio do BIP (Bônus de Inclusão Produtiva) e do BIQ (Bônus de Incentivo à Qualificação).
Na ocasião, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, reconheceu a eficácia das medidas realizadas pelo governo em decorrência da pandemia até o momento e reforçou a importância de continuar avançando no aperfeiçoamento do crédito, com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e no fomento à manutenção e geração de emprego, com a ampliação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (BEm). Citando pesquisa do Sebrae, Melles defendeu a vacinação em massa como única solução para retomar a saúde pública e econômica. “Essa foi uma reunião recheada de boas notícias. Saímos daqui otimistas com o futuro próximo e com a retomada das micro e pequenas empresas. Estamos à disposição para buscarmos soluções e programas que tragam cada vez mais resultados para as MPEs”.
Por sua vez, George Teixeira Pinheiro, presidente da CACB, agradeceu a oportunidade de debater com o governo os rumos da economia para os próximos meses. “Temos sofrido muito com as restrições e o abre e fecha dos negócios. Precisamos de um aporte financeiro igual ou maior ao que recebemos no ano passado. Sem essa ajuda, a inadimplência tributária vai continuar crescendo e a necessidade de renegociar esses débitos também”, destacou George, lembrando que a reforma tributária e administrativa precisam caminhar em paralelo. “Estamos juntos na defesa da livre iniciativa brasileira, no estímulo à competitividade, ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda. É preciso tirar o Estado do cangote do empresário, nos dando mais liberdade para trabalhar. Somos nós que fazemos a economia girar”.
Depois de ouvir os pleitos levados pelo segmento, o presidente Jair Bolsonaro comentou que a geração de empregos atingiu no final de 2020 um pico maior do que no ano anterior. “Se dependesse de mim, nada teria fechado.  E agora definitivamente temos que voltar à normalidade o mais rápido possível. Agradeço o empenho, a resiliência dos empresários brasileiros, sobretudo dos que estão caminhando junto com o governo”. Bolsonaro e Guedes foram homenageados pela CACB com a comenda Conde dos Arcos, que reconhece nomes importantes para o crescimento socioeconômico do país.
Por parte do Sebrae, também participaram da audiência no Planalto os diretores Técnico e de Administração e Finanças, Bruno Quick e Eduardo Diogo. Já a CACB, esteve presente com representantes de associações comerciais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *