Fecomércio do Paraná e Sebrae promovem Salão de Franquias

Fecomércio do Paraná e Sebrae  promovem Salão de Franquias

Cerca de 100 marcas de diversos segmentos vão expor seus produtos em busca de novos franqueados, na edição virtual do Salão de Franquias 2021. Com realização da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae e apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento online ocorre nos dias 10 e 11 de setembro. A expectativa é que o Salão de Franquias conecte as marcas com mais de 1,5 mil empreendedores desse modelo de negócio.

As franquias brasileiras devem encerrar esse ano com crescimento de mais de 8% no faturamento e 5% em número de unidades, conforme previsão da ABF. De acordo com o coordenador estadual de comércio, mercado e franquias do Sebrae PR, Lucas Hahn, o Brasil é um dos países que mais contam com esse formato de empreendimento no mundo, devido à segurança proporcionada.

Para o coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Salão de Franquias oferece a possibilidade de exposição das marcas de empresas participantes, além do contato com investidores. “O candidato a franqueado poderá obter informações valiosas para poder fazer as necessárias avaliações pessoais e comerciais antes de assumir uma franquia”, destacou.

Modelo de sucesso

Um dado importante levantado pelo Instituto Brasileiro de Foodservice (IBF) aponta que as redes de franquias são as que menos perderam faturamento e unidades nos últimos 17 meses de pandemia. A retração foi de 35% nas receitas e somente 5% no número de pontos comerciais abertos.

As franquias são gerenciadas por empreendedores que desafiam o crescimento, possuem conhecimento no mercado de atuação, bem como dos processos, produtos e tecnologias. As empresas oferecem ao franqueados treinamentos e manuais para tornarem-se bem-sucedidos em seus negócios.

Esses fatores conferem um formato mais atrativo àqueles que desejam começar a empreender. As franquias suprimem várias fases de desenvolvimento de um novo negócio, tais como a criação do produto, sua aderência com o público, fornecedores, entre outros.

Um dos principais operadores da modalidade é o segmento de alimentação, ao contabilizar no modelo cinco das dez maiores redes nacionais. Na sequência, os setores de destaque são os de cosméticos, produtos automotivos, turismo e óptica.

Neste momento de retomada da economia, a abertura de franquias é atrativa, principalmente com o otimismo dos empresários e o avanço da vacinação. A desaceleração econômica, por outro lado, fechou muitos pontos comerciais no ano passado, o que abre espaço para franqueados atraídos por negociações vantajosas.

Participação

Os participantes do salão poderão conversar diretamente com os empresários e assistir a painéis de discussões, além de receberem materiais informativos sobre o setor de franquias.

Interessados a participar do Salão de Franquias como franqueados 2021 devem fazer suas inscrições pelo site do evento, conforme o lote disponível e o porte do negócio.

Os visitantes podem fazer inscrições gratuitas pelo https://www.sebraepr.com.br/salaodefranquias

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *