Bradesco é premiado por suas práticas em inovação pelo segundo ano consecutivo

Bradesco é premiado por suas práticas em inovação pelo segundo ano consecutivo

O Bradesco foi eleito, pela segunda vez consecutiva, entre as 25 organizações do mundo que mais promovem conexão e colaboração entre startups e grandes empresas, em programas de inovação aberta pelo “Open Innovation Challengers” do Corporate Startup Stars Awards 2021. A escolha é realizada por meio de indicações de startups convidadas.

A premiação, que é organizada pela consultoria internacional Mind The Bridge, em parceria com a Câmara de Comércio Internacional (ICC), está na sua segunda edição global, mas já é promovida anualmente desde 2016 no âmbito da iniciativa Startup Europe Partnership, da Comissão Europeia.

O Bradesco, que se destacou em 2020 e 2021, atua desde 2014 com startups por meio do ecossistema inovabra, composto pelas inciativas habitat, lab, ventures, polos e pesquisa. “Conquistar esse prêmio pela segunda vez consecutiva comprova a conexão e o bom relacionamento que o Bradesco vem desenvolvendo no ecossistema. Já há alguns anos percebemos que inovar de maneira colaborativa nos proporciona muito mais agilidade para endereçar os constantes desafios das áreas de negócio do banco. Além disso, ao promover a inovação aberta, contribuímos com as corporações clientes, que também se relacionam com as startups, e estas por sua vez expandem sua atuação ao trabalhar com grandes empresas”, afirma Walkiria Marchetti, diretora executiva do Bradesco.

Há quase quatro anos, o banco lançou o inovabra habitat, ambiente de coinovação com atuação física e digital. A iniciativa representa importante elemento de apoio para viabilizar a estratégia de inovação aberta e que atualmente tem 206 startups e 79 corporações residentes. Mais de 500 contratos já foram firmados entre empresas e startups integrantes do espaço e mais 1.200 atividades de coinovação aconteceram entre 2018 e 2021.

Além disso, mais de 10 mil startups fazem parte do ecossistema, incluindo as empresas cadastradas na plataforma digital e pertencentes aos centros parceiros: Artemisia, Hospital de Amor, Hotmilk, Nexus, Gyntec, Porto Digital, Acate e 100 Open Startups. O ambiente de coinovação conta ainda com parcerias de três grandes empresas por meio dos seus programas: Microsoft for Startups, Startup with IBM, Google Cloud for Startups e Huawei.

“O inovabra habitat nasceu com a missão de promover a conexão do Bradesco e das corporações com as startups e é uma alegria para nós ver o banco figurar, novamente, uma posição nessa premiação. Esse é um dos resultados da nossa atuação de fomento à inovação aberta”, salienta Renata Petrovic, head do inovabra habitat.

Sobre a premiação

A seleção das empresas premiadas foi realizada por meio de uma chamada pública, em que as startups são convidadas a indicar as corporações mais ativas e amigáveis no trabalho com pequenos negócios. As companhias nomeadas foram então convidadas a se candidatar ao Corporate Startup Stars Awards, fornecendo informações detalhadas e referências sobre sua estratégia de inovação aberta, como organização, estrutura, processos e cultura – atividades como scouting, aceleradores, compras de startups, investimento, aquisições e resultados alcançados.

“Ao adotar um modelo de inovação aberta, as empresas não buscam gerar ideias pioneiras sozinhas, mas sim utilizar ou construir ideias internas e externas existentes, que lhes permitem ser mais eficazes no gerenciamento de custos e riscos e para acelerar o desenvolvimento de tecnologia”, disse John WH Denton AO, Secretário-Geral da Câmara de Comércio Internacional. “Dessa forma, a inovação pode ser pensada como uma continuidade. Consequentemente, uma característica fundamental do modelo de inovação aberta é a sua flexibilidade e, por meio dos prêmios, estamos lançando luz sobre as empresas que estão liderando o caminho para outras e permitindo que mais negócios garantam oportunidades para todos”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *