Indicador de Registros de Inadimplentes sobe 4,1% em novembro

Indicador de Registros de Inadimplentes sobe 4,1% em novembro

o indicador de Recuperação de Crédito caiu 2,9%

O número de registros de inadimplentes subiu 4,1% na comparação mensal dos dados dessazonalizados entre os meses de outubro e novembro, de acordo com informações da Boa Vista, que abrangem todo território nacional. Além disso, o indicador apontou alta de 5,4% no trimestre móvel encerrado em novembro contra o trimestre móvel imediatamente anterior, na mesma série de dados dessazonalizados.

Na comparação interanual o avanço foi mais expressivo, aumento de 10,4%, o que era esperado já que no último trimestre do ano passado o fluxo de consumidores inadimplentes foi historicamente baixo, o que resultou numa queda mais acentuada na taxa de inadimplência naquele período.

Os resultados acumulados continuam desacelerando. No ano a queda no indicador passou de -6,5% para -5,6% e, em 12 meses de -10,9% para -6,6%. Essa tendência, por sinal, condiz com o cenário atual, no qual a inflação pesa sobre o já comprometido orçamento das famílias e os juros, ainda mais agora, após o tom mais duro do Copom ao anunciar mais um aumento na taxa básica, não devem ceder tão cedo.

Por outro lado, o Indicador de Recuperação de Crédito recuou 2,9% na comparação mensal e 3,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já na comparação do trimestre móvel o indicador apontou queda de 1,9% contra o trimestre móvel encerrado em agosto. O resultado do mês contribuiu para desacelerar levemente o indicador na análise acumulada em 12 meses, passando de 1,1% em outubro para um aumento de 1,0% em novembro.

De modo geral, uma melhora para os indicadores, no momento, segue condicionada principalmente pela retomada do mercado de trabalho e da recuperação da renda das famílias, uma vez que os aumentos da inflação e dos juros seguem corroendo a capacidade de solvência dos consumidores. Diante disso, a tendência de elevação na taxa de inadimplência das famílias com recursos livres, sugerida pelo indicador de Registros de Inadimplentes, pode seguir com seu ritmo de aumento gradual nas próximas aferições do Banco Central. O dado mais recente, de outubro, marca uma taxa de 4,28%, o maior nível do ano, ante 4,25% em setembro.

 

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *