Selic deve subir para 9,25% na próxima semana

Selic deve subir para 9,25% na próxima semana
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na terça-feira (7) para decidir sobre a Selic. De acordo com o superintendente da Assessoria Econômica da Associação Brasileira de Bancos, Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, a taxa deve subir 1,50 p.p., chegando a 9,25% ao ano.

“Na reunião do Copom de outubro, os riscos à manutenção da âncora fiscal fizeram que o aumento da Selic superasse o sinalizado na reunião anterior. Adicionalmente, foram também avaliados cenários com ritmos de ajuste maiores do que os 150 pontos base. Prevaleceu, no entanto, a visão de que a trajetória de aperto da política monetária com elevações de 150 pontos base, ainda que considerando taxas terminais diferentes, seriam consistentes com a convergência da inflação para a meta em 2022, mesmo diante da elevada assimetria no balanço de riscos. Porém, a manutenção dessa indicação dependeria da evolução da atividade, dos fatores de riscos, das projeções e das expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária (2022 e em menor grau em 2023)”, explica Gonçalves.

“Em novembro, com trajetória para a taxa de juros extraída da Focus e taxa de câmbio partindo de R﹩ 5,60/US﹩ e corrigida pela paridade do poder de compra, as projeções de inflação do Copom eram de 9,5% para 2021, 4,1% para 2022 e 3,1% para 2023. Esse cenário supunha trajetória de juros que se elevava para 8,75% a.a. neste ano e para 9,75% a.a. durante 2022, terminando o ano em 9,50% a.a., reduzindo-se para 7,00% a.a. em 2023. As expectativas de inflação para 2021, 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontravam-se em torno de 9,0%, 4,4% e 3,3%, respectivamente”, afirma Gonçalves.

Desde então, o ritmo de expansão do IPCA corrente alcançou 10,67% a.a., mostrando um grau de disseminação e persistência maior do que o antecipado por grande parte dos analistas. O cenário para várias medidas importantes de inflação continuou bem negativo, como a de serviços, subjacentes e de núcleos. Por fim, houve deterioração das expectativas com a mediana da inflação pelo IPCA da Focus para 2022 elevando-se para 5,0% (teto da meta) e de 3,25% para 3,42% para 2023.

“Apesar dessa desancoragem das expectativas, ficou mais nítida a perda de tração da atividade econômica que deverá ser aprofundada no próximo ano com a deterioração das condições financeiras, o que beneficiaria o processo de convergência da inflação às metas. Adicionalmente, a Focus mostra agora uma Selic de 9,25% a.a. ao final de 2021, de 11,25% para 2022 e 7,75% para 2023, enquanto a taxa real de juros ex-ante de 1 ano vem subindo, encontrando-se agora próxima a 6%

a.a.”, complementa Gonçalves.

“É inegável o tamanho do desafio de trazer a inflação à meta ainda em 2022. Como há defasagens da política monetária, o aumento da Selic teria que ser feito em um prazo suficientemente curto para que seus efeitos pudessem ocorrer dentro do ano de 2022. Isto requeria uma aceleração do passo das elevações da Selic. Entretanto, por causa das limitações dos modelos de previsão de inflação e em função do elevado grau de incerteza no tempo de duração dos choques, acreditamos que seja mais adequada a manutenção do ritmo de aperto monetário de forma a não comprometer de forma excessiva a atividade do próximo ano e reduzir a volatilidade, estendendo se necessário o ciclo ao longo de 2022, o que não comprometeria a credibilidade da autoridade monetária”, finaliza Gonçalves.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *