Pedidos de recuperação judicial iniciam o ano com queda de 20,2%

Pedidos de recuperação judicial iniciam o ano com queda de 20,2%

O ano de 2022 começou com queda nos pedidos de recuperação judicial. De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, o mês de janeiro marcou 67 solicitações ante as 84 feitas em dezembro de 2021, ou seja, um recuo de 20,2%. Na análise por porte, os micro e pequenos negócios tiveram o maior número de requisições apesar de estarem em queda. Ao todo, foram realizadas 31 requisições, sendo que o mês anterior o registro foi de 65 pedidos. Já os demais portes apresentaram alta. Confira os dados na tabela a seguir:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a movimentação econômica que acontece devido às festas de final de ano faz com que o fluxo de caixa das empresas rode com mais facilidade, dando fôlego para que continuem funcionando. “Mesmo com o atual cenário de inflação e juros em alta, os empresários tiveram um alívio temporário em suas administrações. Ainda assim, teremos meses bastante desafiadores pela frente, sendo necessário cautela para continuarem se mantendo e com suas finanças em dia”.

Com relação as requisições por segmento, o de Serviço foi o que mais apresentou recuo: 43 pedidos de recuperação judicial, sendo que em dezembro do ano passado foram 66 solicitações. O setor Primário também apresentou baixa de 3 para apenas 1 pedido no mês de janeiro. Nos segmentos do Comércio e da Indústria foram registradas alta. Veja mais detalhes na tabela abaixo:

Pedidos de falências apresentam estabilidade 

O levantamento revelou que em janeiro ocorreram 46 pedidos de falências, sendo a mesma quantidade realizada no fim de 2021. Ainda que o dado geral tenha permanecido estável, a análise revelou que as micro e pequenas empresas foram de 21 para 27 solicitações no comparativo mensal, e as grandes empresas de 10 para 11 requerimentos. Já as empresas de médio porte apresentam queda de 15 para 8 pedidos.

Na análise por setor, o segmento de Serviços foi o que mais teve pedidos de falência, com um total de 22.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *