Empresários da energia solar no Paraná querem ampliar acesso à tecnologia fotovoltaica em residências e empresas

Empresários da energia solar no Paraná querem ampliar acesso à tecnologia fotovoltaica em residências e empresas

Empresários do setor de energia solar do paraná vão se reunir, no dia 15 de março, em Curitiba, para debater o crescimento dos projetos e a ampliação do acesso à tecnologia fotovoltaica em residências, empresas e propriedades rurais da região. Trata-se do ABSOLAR Meeting, evento promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, com o apoio do Portal Solar Franquias, que possui dez unidades no território paranaense e mais de 160 espalhadas no País.

O evento contará com palestras de especialistas e autoridades sobre os avanços da energia solar na região e no Brasil, o desenvolvimento econômico, ambiental e social a partir da fonte fotovoltaica, os modelos de financiamento de projetos e o avanço do empreendedorismo no segmento, entre outros. As atividades ocorrerão das 9h às 18h e seguirão todos os protocolos de segurança sanitária.

Segundo levantamento do Portal Solar, com base nos dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Paraná possui 52,8 mil conexões de energia solar em telhados e pequenos terrenos, com uma potência instalada de 493 megawatts (MW). Somente as residências respondem por cerca de 35 mil sistemas instalados na região, com um potencial de chegar a 1,9 milhão nos próximos anos.

De acordo com o mapeamento, a cidade de Curitiba, que conta com seis unidades da franquia do Portal Solar, possui 1,2 mil sistemas solares instalados, num total de 11 MW. Cerca de 1 mil residências na capital já são abastecidas pela geração fotovoltaica, num universo potencial de 249 mil casas.

O encontro é gratuito para os associados da ABSOLAR e estará aberto ao público em geral com uma taxa de participação de R$ 100. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no link: http://absolarmeeting.org.br/

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *