Mercado de chás cresce e atrai novos empreendedores
Chá é a segunda bebida não alcóolica mais consumida no mundo
O mercado de chás tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos e atraído a atenção de empreendedores para a abertura de novos negócios. Só para se ter uma ideia do potencial deste mercado, no mundo, o chá é a segunda bebida não alcóolica mais consumida, perdendo apenas para a água. São nada menos do que um bilhão e meio de xícaras de chás consumidas diariamente nas mais diversas partes do mundo.
No Brasil, segundo estudo divulgado pela Euromonitor, o consumo de chá cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%. E ainda há muito para crescer nos próximos anos.
Eu conversei com o CEO da franquia Tea Shop, Michel Bitencourt, e ele me explicou que o crescimento no consumo de chás decorre das mudanças do comportamento dos consumidores, que estão mais preocupados com a saúde e buscando alimentos e bebidas mais saudáveis. Ele cita como exemplo, a queda de 20% no consumo de refrigerantes, que fez com que grandes empresas diversificassem sua produção ou mesmo optassem pela compra de indústrias de chás.
Consumo contiunuará crescendo

E as projeções de que o consumo de chás continuará aumentando ainda mais nos próximos anos, tem incentivado a abertura de pequenos negócios, com destaque para franquias, lojas online e até clubes de assinatura de chás. Também os supermercados têm aumentado os espaços nas gôndolas para que os consumidores tenham mais opções de escolhas da bebida.
O CEO da Tea Shop, que acaba de inaugurar no Shopping Palladium, em Curitiba, a loja de número 40, no Brasil, me explicou que os consumidores consomem o chá por prazer e não por necessidade, e buscam um produto de qualidade. O empresário também destaca que os chás fazem parte dos ingredientes da gastronomia.
Eu perguntei ao CEO da maior e mais especializada franquia de chás do Brasil sobre qual é o perfil dos empresários que estão apostando na abertura de lojas de chás, e ele me disse que a maioria são mulheres ou casais com idades entre 30 e 50 anos, que estão abrindo o seu primeiro negócio, ou então profissionais liberais que querem empreender em um produto que dê prazer e que seja rentável.
Quanto ao investimento necessário para abrir uma loja de chás, eu fiz uma pesquisa e constatei que se a opção for por uma franquia os recursos variam de R$ 100 mil até R$ 500 mil. Já a franquia da Tea Shop para uma loja de 40 metros quadrados custa R$ 300 mil. Na modalidade quiosque, o preço é de R4 100 mil. A empresa está lançando também uma franquia na modalidade carrinho, com preço a partir de R$ 60 mil.


