Pesquisa aponta que 72% dos jovens brasileiros desejam comprar um veículo usado em 2022

Pesquisa aponta que 72% dos jovens brasileiros desejam comprar um veículo usado em 2022

Preço acessível, conforto e economia de combustível são fatores que impactam a decisão final

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, anuncia os resultados de uma pesquisa inédita realizada para entender o comportamento de compra dos jovens brasileiros.

O novo estudo contou com a participação de mais de 1.200 consumidores, com idade entre 18 e 25 anos de todo o Brasil, e traz os principais insights sobre quem já tem um veículo e gostaria de trocar por um modelo mais novo neste ano e também a respeito daqueles que ainda pretendem adquirir o primeiro carro. Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados declararam ter a intenção de concluir a troca ou a compra de um veículo em 2022.

“Os modelos usados estão na mira de 90% de todos os respondentes. Dentro da faixa etária pesquisada, os itens que mais contam na hora de finalizar o negócio são preço acessível, conforto e economia de combustível”, analisa Cris Rother, CMO da Webmotors.

Na Webmotors, os jovens (de 18 a 25 anos) já são 7% do total de pessoas que anunciam na plataforma, o que corresponde a aproximadamente 5 mil pessoas.

Diferenças entre quem já tem e ainda não possui um carro

Para quem já tem um carro (40%), o primeiro passo para realizar a troca já foi dado: 68% deles já se preparam para realizar o negócio, 34% pouparam o dinheiro em banco, enquanto outros 23% preferiram quitar débitos antigos ou investir em um consórcio (11%). Nesse perfil, 83% utilizam o veículo atual como principal meio de transporte.

Sobre quem ainda não tem um carro (60%), a maioria pretende realizar a primeira compra ainda no primeiro semestre de 2022. Para isso, 38% já guardaram o valor do bem em uma poupança, ao passo que 20% também tiveram a preocupação de quitar débitos anteriores. Assim como quem já tem um carro, a parcela dos que preferiram investir em um consórcio também é pequena, com apenas 6% de adesão. Os compradores de primeira viagem revelam que atualmente utilizam os carros por aplicativo como principal meio de locomoção (39%), seguidos pelo metrô (31%). Outros 30% se dividem entre ônibus e bicicleta.

 

Seguro, sustentabilidade e alta tecnologia não são itens essenciais

“Como esse é um perfil de consumidor que naturalmente têm menos dinheiro para investir, mas precisa de um carro para dar um upgrade no conforto e locomoção, itens como valor do seguro, sustentabilidade e alta tecnologia não são atributos considerados essenciais”, comenta Cris Rother.

A Webmotors conta com mais de 300 mil veículos usados anunciados dentro da plataforma. Os usuários contam ainda com condições e taxas de financiamento exclusivas oferecidas pelo Santander.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *