Agência de comunicação do Paraná está entre as top 50 do Brasil

Agência de comunicação do Paraná está entre as top 50 do Brasil

Savannah, de São José dos Pinhais,é a única paranaense entre as 50 maiores do país, de um universo de 877 assessorias

Com um crescimento de 9% no faturamento em 2021 em relação a 2020, a Savannah Comunicação Corporativa, de São José dos Pinhais (PR), destacou-se novamente no cenário nacional, mesmo durante esse período de estagnação da economia. A empresa, fundada em 2004, conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de maior agência de comunicação corporativa do Paraná, de acordo o Anuário da Comunicação Corporativa 2022 – editado pela Mega Brasil, com o apoio da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – que traz, entre outros dados, o ranking das maiores empresas do ramo no Brasil. A agência da região metropolitana de Curitiba foi, novamente, a única paranaense a figurar entre as 50 maiores do país, disputando posições nos rankings até com os megagrupos internacionais de comunicação. As conquistas foram em ambos os quesitos apurados: faturamento, com a 42ª posição nacional, e tamanho de equipe, com o 18º lugar. “O Paraná aparece no anuário como o quarto Estado com o maior número de agências do Brasil e não tinha nenhum empresa entre as 50 maiores”, destaca Michel Rodrigues, presidente da Savannah Comunicação Corporativa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento médio de empresas do setor de informação e comunicação em 2021 foi de 9,4% sobre um período de queda de -1,6%, em 2020 – ou seja, um período de perda, para a entrada em uma fase de recuperação de mercado. No mesmo período, a Savannah cresceu 9% sobre um crescimento anterior de 16% em 2020. “Nosso indicador desacelerou em 2021. Depois de 63% de crescimento em 2019 e de 16% em 2020, crescemos 9% no ano passado. Ainda assim, considero o número excelente por conta de nossa trajetória”, avalia Rodrigues. No ano passado, a empresa faturou mais de R$ 5,7 milhões e terminou o ano com uma equipe de 87 colaboradores, números que garantiram os destaques nacionais para a agência paranaense.

Considerada uma das empresas com a maior expertise em atendimento Sebrae do Brasil – a Savannah tem em seu histórico atendimento ao Sebrae de Mato Grosso, Alagoas, Rondônia, Paraíba e Paraná -, a agência viu aumentar seu faturamento no último ano no atendimento ao setor privado. “Após sete meses de queda no atendimento a este segmento no ano passado, viramos o jogo em agosto e, com isso, o último quadrimestre de 2021 garantiu um crescimento de 12% no faturamento da agência com as contas privadas”, conta Rodrigues.

Diferencial

O anuário de Comunicação Corporativa 2022 traz vários rankings com as maiores agências do país e, neste ano, atualizou o censo que apontou a existência de 887 agências atuando oficial e regularmente no mercado. Nesse cenário nacional, a Savannah Comunicação Corporativa subiu uma colocação em relação ao número de colaboradores. No ano passado, a agência ocupava a 19ª posição. Em relação às agências do Sul, a diferença para a primeira colocada diminuiu. Atualmente, a Savannah tem apenas três colaboradores a menos que a primeira colocada. No ranking do ano passado, a diferença era de 13 colaboradores. Já no Paraná, a liderança se mantém com larga vantagem. Quando o assunto é faturamento, a agência são-joseense é 55% maior que a segunda colocada e, com seus 87 colaboradores, supera praticamente em três vezes a segunda e a terceira colocadas, com 35 e 26 colaboradores cada, respectivamente.

Um dos grandes diferenciais da Savannah nestes dois últimos anos foi sua experiência anterior à pandemia com o home office, para poder atuar em diferentes Estados onde mantém clientes, além da remodelação administrativa e modelo de gestão, implementados a partir de 2019, com a criação de um grupo gestor, que decide de forma colegiada os rumos da empresa. “A aposta na descentralização das operações da agência, ainda no ano de 2015, e as mudanças gerenciais que deram força e experiência para a empresa crescer, tanto em faturamento quanto no número de colaboradores. Quando o mundo todo precisou se adaptar ao trabalho remoto, nós já estávamos preparados e navegando à frente da concorrência, com a equipe alinhada e produtiva nesse formato”, acredita o executivo.

Atualmente, a Savannah possui 87 colaboradores e 57 clientes, distribuídos por 11 Estados, em todas as 5 regiões do Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *