Comércio deve crescer até 25% nas vendas para o Dia dos Namorados

Roupas, perfumes, cosméticos, chocolates, jantares e cafés da manhã são os presentes preferidos

Propositalmente colocado em junho, mês tradicionalmente fraco para o comércio e que também se comemora o santo casamenteiro (Santo Antônio), o dia 12 de junho tornou-se data importante para a economia brasileira, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Agora, após dois anos de pandemia e restrições sociais, a expetativa é de que os brasileiros invistam mais em presentes para o Dia dos Namorados.

“O Dia dos Namorados 2022 certamente será melhor que 2021 e 2020, em especial para os restaurantes. Isso porque, até o momento, não há sinais consistentes de que a obrigatoriedade do uso de máscara voltará, então teremos jantar especial no Dia dos Namorados”, comenta Christian Bundt, Membro do Comitê de Economia do ISAE Escola de Negócios.

Valor dos presentes

jantar-namorados.jpgMuitas pesquisas, em especial das regionais estaduais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), apontam crescimento de até 25%, em média nas vendas relativas à data. Ponto que chama atenção nas pesquisas é o valor a ser gasto, até R$ 200,00, bem maior que em outros anos. “Esse aumento é explicado pela alta dos preços de diversos produtos e serviços que se apresentam, em especial, neste ano”, diz. Na parte superior da lista dos presentes preferidos pelos compradores estão as roupas, perfumes, cosméticos, chocolates e, é claro, jantares e cafés da manhã.

Segundo o especialista, a dica para restaurantes é unir fornecedores em torno da experiência que pode ser proporcionada ao cliente. “Parcerias com empresas de bebidas são comuns, mas pode-se agregar aqui as empresas de bebidas menos convencionais para a data, como café, e até de alimentos exóticos e produtos e serviços complementares, como cosméticos e motéis”, sugere. “Outro ponto interessante é estimular os jantares ou almoços em datas próximas e até usando o comércio eletrônico para a encomenda e entrega de menus especiais em casa, visto que é uma tendência forte”, complementa Christian Bundt.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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