Diversidade exige novo perfil de vagas em empresas

Diversidade exige novo perfil de vagas em empresas

A diversidade é um dos principais temas do mercado de trabalho contemporâneo e não se trata apenas de um modismo. Alguns exemplos foram as últimas seleções de trainee da varejista Magazine Luiza e do programa de estágio do Google, ambos exclusivos para pessoas negras. No entanto, quais são as vantagens e os motivos de ser um assunto tão divulgado atualmente nas empresas?

De acordo com Daniela Leluddak, professora dos cursos de Perspectivação do ISAE Escola de Negócios, inserir pessoas de distintas etnias, culturas e orientação sexual dentro de um mesmo espaço de trabalho tende a originar discussões construtivas e pertinentes. “O homem contemporâneo se desenvolve principalmente a partir da divergência de opiniões, onde surge de fato o desenvolvimento do pensamento crítico, moral e ético. O aumento na diversidade no ciclo de convivência do ser humano encaminha-o a um amadurecimento pessoal e profissional mais consciente, tolerante e pertencente”, comenta.

Além disso, quando o assunto é inclusão social, a especialista destaca alguns tópicos a serem ressaltados. “A diversidade favorece a criatividade e consequentemente a inovação aos sistemas corporativos e às equipes, que tendem a crescer. Manter pessoas diferentes se relacionando em um mesmo espaço cria também um estímulo involuntário de trocas de ideias e conceitos o que expande o nível de consciência”, diz.

Contudo, a estratégia dos processos seletivos com vertentes sociais precisa ser muito bem elaborada para obter sucesso. “É pertinente que as empresas avaliem a cultura existente frente a isso, além de desenvolver e monitorar um comitê de diversidade que contenha diferentes pontos de vista em sua mentoria. Também é imprescindível que a empresa saiba que o objetivo não é oferecer um ‘favor’ ou vantagens a alguns grupos, mas sim convergir em busca de um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo”, finaliza Daniela.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *