Gemü apresenta solução inédita para setor farmacêutico

Gemü apresenta solução inédita para  setor farmacêutico

De 7 a 9 de junho, o setor farmacêutico se reúne na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center para se atualizar sobre as mais novas tecnologias do ramo. E uma solução inédita que o visitante irá conferir é a válvula single use da Gemü, ou Pinch Valve, que ajuda os laboratórios fabricantes de produtos de alto valor agregado a alcançar maior produtividade. É o caso de insumos oncológicos ou cosméticos de grande sensibilidade.

“Com esse equipamento, o fabricante não precisa de processos de limpeza da máquina ou do uso de vapor estéril. Ele termina uma batelada de produto e já desmonta o equipamento, troca as mangueiras, bags e inicia outro processo de fabricação”, explica o gerente geral da área farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia da Gemü do Brasil, Hans Paul Mösl. “Quando usamos a tecnologia tradicional, os processos de limpeza e esterilização são demorados para poder produzir outro lote, o que não é indicado nesses casos.”

O produto foi lançado neste ano na Alemanha e já está disponível para projetos e aplicações pela Gemü do Brasil. Os três modelos de válvulas single use, cada um com atuador de características próprias, poderão ser manuseados no estande da GEMÜ. O projeto teve iniciativa da filial brasileira e foi levado a término na Alemanha. A solução é muito usada em laboratórios internacionais, a exemplo de produtos para tratamento oncológico, de alto valor agregado.
Gemü é especialista na montagem de soluções em bloco.

Outro produto para demonstração que a empresa leva à FCE é um bloco de válvulas de grandes proporções, com 4 vias e atuadores em aço inox – algo inédito no mercado. Também será possível conferir a solução aplicada a uma máquina mixer de doses de bebida automatizada, com opções de whisky, vodka, bourbon e sucos.

“Queremos com isso mostrar nossas válvulas da linha estéril, de tecnologia Plug & Diaphragm, incorporadas numa solução de envase. Ali temos um PLC para determinar o correto controle, diversos modelo de válvulas, conexões, e a linha de limpeza para o operador da máquina deixá-la pronta para o próximo uso”, destaca Mösl.

Outro destaque são as soluções utilizadas para fabricação da vacina nacional, realizadas em parceria com gigantes como Butantan, Fiocruz, Merck, Pfizer e diferentes integradores.

Multinacional atua em 50 países

O Grupo Gemü desenvolve válvulas, sistemas de medição e controle para líquidos, vapores e gases. Em soluções para aplicações estéreis, a empresa é líder mundial de mercado. Em 2020, registrou um faturamento acima de 330 milhões de euros, e conta atualmente com mais de 2 mil funcionários em todo o mundo. A Gemü atua em mais de 50 países, em todos os continentes.

Além da área farmacêutica, a Gemü do Brasil conta com válvulas e outros equipamentos de medição e controle para o setor alimentício, com o exclusivo sistema Plug & Diaphragm. A área de biotecnologia também conta com soluções da empresa, como na produção de biofertilizantes.
Em sua divisão industrial, atende setores como siderurgia e mineração, plantas automobilísticas e tratamento de água, entre outros.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *