Varejo paranaense cresce 4,24% no primeiro trimestre

Varejo paranaense cresce 4,24% no primeiro trimestre

Setores de vestuário e calçados comemoram retomada das vendas após perdas provocadas pela pandemia

O varejo paranaense acumulou alta de 4,24% no primeiro trimestre do ano, conforme dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Os setores de maior destaque foram vestuário e tecidos, com elevação de 39,12%, e calçados, com aumento de 37,11% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2021.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, tais resultados atenuam as perdas sofridas por esses ramos ao longo da pandemia, os mais impactados pelo isolamento social, não só pelos sucessivos fechamentos e redução dos clientes nas lojas, mas também pela própria ausência de eventos e situações sociais que ensejavam por roupas ou calçados novos. “O mês de março de 2022 foi bastante favorável para os segmentos de vestuário, tecidos e calçados devido ao retorno da circulação de pessoas e a volta às aulas e ao trabalho presenciais. Devemos lembrar ainda que em março de 2021 as vendas foram muito ruins, considerando que foi o mês que concentrou o maior número de óbitos em todo o período da pandemia e, consequentemente, sendo considerado o auge da crise sanitária no Brasil”, avalia Schmidt. Na comparação com março do ano passado, esses dois setores deram um salto: o ramo de vestuário e tecidos cresceu 78,15% e as lojas de calçados registram vendas 50,63% maiores.

O ramo de óticas, cine-foto-som também teve bom desempenho no mês de março na comparação com o mesmo mês de 2021, com aumento de 48,44%, bem como as lojas de departamentos, com elevação de 36,66%. De modo geral, o comércio cresceu 10,61% na variação anual. Apenas os setores de farmácias e supermercados apresentaram redução, diante do abrupto aumento da demanda por medicamentos e artigos de primeira necessidade durante os meses mais críticos da crise sanitária.

Já na comparação com fevereiro, o volume comercializado pelo varejo foi 11,57% maior, com ênfase nos setores de farmácias (21,61%), concessionárias de veículos (19,03%) e materiais de construção (10,39%). Entretanto, o crescimento da receita está associado aos novos preços de venda dos produtos em decorrência da inflação alta disseminada em vários setores, aumento das taxas de juros e da intensificação dos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Análise regional

No acumulado do ano, o comércio de Ponta Grossa teve a maior alta estadual, com crescimento de 5,51%. Nesta região, os setores de vestuário e tecidos e combustíveis tiveram os melhores resultados, com acréscimos de 63,76% e 26,66%, respectivamente. Em comparação a março de 2021, o varejo dos Campos Gerais cresceu 10,34%, e ante fevereiro, foi 11,93% maior.

A região de Maringá apresentou crescimento de 5,35% no acumulado de janeiro a março e elevação de 10,05% ante março de 2021. O comércio de Curitiba e Região Metropolitana registrou alta de 5,17% no primeiro trimestre e avançou 15,23% sobre março do ano passado. Em Londrina, as vendas foram 4,14% superiores no acumulado do ano e 2,32% maiores quando comparadas ao mesmo mês de 2021. No Sudoeste, o varejo superou em 4% a soma de janeiro a março do ano passado e impressionantes 26% sobre março passado. Para completar, a região Oeste apresentou ligeiro aumento de 0,71% no acumulado do ano e ampliação de 5,78% na comparação com março de 2021.

Crédito da Foto: Luiz Costa

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *