Com vagas exclusivas para mulheres, Oi lança novo programa de atração de talentos em TI

Com vagas exclusivas para mulheres, Oi lança novo programa de atração de talentos em TI

A Oi está lançando o programa de Atração e Capacitação de Talentos Oi Devs, em parceria com a Let´s Code, uma escola referência no ensino de  programação que forma profissionais para empresas, atendendo a demanda crescente por mão de obra de TI. O projeto oferece um total de 30 vagas para formações em back-end ou front-end, exclusivas para mulheres, com possibilidade de contratação pela empresa. As inscrições vão até o dia 8 de agosto.  “O programa foi pensado para a inclusão de mulheres no segmento de tecnologia, em total alinhamento com nossa política de diversidade e também com uma realidade de mercado, onde as mulheres são apenas 20% da força de trabalho de desenvolvedores”, explicou o diretor de Pessoas e Cultura da Oi, Marcos Mendes, que destaca o programa como “mais uma das ações afirmativas lançadas pela companhia na frente de diversidade.”

Nos dois últimos anos, a Oi registrou avanços na igualdade de gênero importantes, ampliando a participação de mulheres em seu Conselho de Administração (tendo três integrantes este ano), conquistando o selo WOB (women on board), iniciativa independente realizada com o apoio da ONU Mulheres Brasil e que visa reconhecer ambientes corporativos mais diversos, com valorização da presença de mulheres em conselhos de administração ou consultivos.  Em 2020, a companhia já havia aderido ao movimento Mulher 360, que contribui para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, por meio do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral.

Além das 30 vagas externas, a Oi também está disponibilizando dez vagas para funcionários da companhia interessados em fazer transição de carreira, voltando–se para a área de tecnologia.  Hoje, a companhia está focando sua atuação no mercado de conectividade por fibra óptica de alta velocidade, se fortalecendo como uma provedora de soluções de TI e serviços digitais e é uma das maiores empregadoras de profissionais do segmento de tecnologia.

Com início previsto para o dia 28 de setembro, o curso Oi Devs tem 400 horas de aula, que vão abordar temas como lógica da programação, técnicas de programação, framework etc, As candidatas devem ser maiores de 18 anos, com ensino médio completo. Os 40 programadores formados por essa iniciativa concluirão a etapa de formação em fevereiro/março de 2023, onde estarão aptos a iniciarem as atividades na Oi no nível júnior.

Para mais informações e inscrições, os candidatos devem acessar: 

Oi Devs | Let’s Code & Oi (letscode.com.br)

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *