Frutas da estação tiveram aumento de até 76%

Frutas da estação tiveram aumento de até 76%

Banana foi a fruta que teve a maior alta de preço nesse inverno

Com a chegada do inverno, vale ficar atento as frutas da estação, que costumam ser mais baratas e mais saborosas por estarem em seu período alta safra. Mas, com o aumento do Índice de Preços no Consumidor (IPCA-15), que ficou em 0,69% em junho, após alta de 0,59% em maio, muitos alimentos estão pesando no bolso das famílias brasileiras, inclusive as frutas da época, como: banana, mexerica, maçã, laranja, uva, coco, kiwi e o caqui.

Não à toa, um levantamento de preço realizado pelo economista Leandro Rosadas corrobora essa percepção de aumento. Entre as frutas da estação, a banana teve a maior alta, de 76% em relação ao mesmo período do ano anterior, seguida da mexerica, com aumento de 43%. A terceira fruta mais cara neste inverno é a maçã, que subiu 29% de 2021 para 2022. Os menores aumentos foram vistos no preço do caqui, com 8%, e do Kiwi, com aumento de 13%. O estudo foi realizado na semana do dia 08/06/202, baseado nos encartes de quatro das maiores redes supermercadistas do Rio de Janeiro, que somam 278 lojas pelo estado.

“Um dos motivos desse aumento é o valor do combustível, usado para o transporte dessas frutas. No Brasil, tudo relacionado a hortifruti é carregado via caminhão. Se aumenta o custo da logística, isso é repassado para o consumidor final. Era para essas frutas estarem mais baratas por causa da safra, mas o preço do diesel está cada vez mais caro e isso esta faz com que os preços das frutas aumentem”.

A especialista em educação financeira, Aline Soaper dá algumas dicas para economizar, diante do aumento nos preços das frutas: “para fugir dessas altas o consumidor deve buscar promoções no comércio, aproveitar os dias de feira e ter mais cuidado na armazenagem e consumo para não perder o alimento. Pior do que pagar caro é comprar e não usar. Ter que jogar fora porque a fruta estragou é um péssimo negócio. Para fazer sucos e receitas, o consumidor pode aproveitar o horário da “xepa” na feira. Que ficam as frutas com algum tipo de avaria ou as menores e os feirantes cobram mais baratos. Essas frutas estão em perfeito estado de consumo para sucos, sobremesa e podem ser higienizadas e congeladas para consumir posteriormente”, finaliza Soaper.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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