Setor de beleza segue em recuperação e tem aumento no faturamento

O setor de beleza ainda segue em retomada no período pós-pandemia. Segundo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Salões de Beleza, a ABSB, em parceria com o Sebrae, os números em relação ao comparativo do faturamento dos meses de maio e junho de 2022 e maio e junho de 2019 comprovam que os salões têm conseguido se recuperar: 27% conseguiram faturar mais neste mês do que em relação a maio de 2019, enquanto 18% faturaram 30 % menos no mesmo período. Somente 15% dos pesquisados faturaram 20% menos do que em maio de 2019, já no mês de junho 29% conseguiram faturar mais neste mês do que em relação a junho de 2019, enquanto 14% faturaram 30 % menos no mesmo período. Somente 17% dos pesquisados faturaram 20% menos do que em junho de 2019.

Outro ponto levantado na pesquisa, que entrevistou salões de todo o Brasil entre 1 e 7 de julho de 2022, foi em relação à diversidade e se os salões possuem dificuldade técnica no atendimento de cabelos crespos ou cacheados: 57% dos pesquisados informaram que não possuem dificuldade, enquanto 43% disseram que sim. Já sobre o aumento na procura de serviços desse tipo de cabelo, 53% disseram que não perceberam esse aumento, enquanto 47% notaram que houve.

O levantamento trouxe, ainda, a lista de principais serviços procurados pelos clientes, que são: o corte, com 29%; a manicure, com 24%; a coloração, com 24%; e a escova, com 13%.

Levantamento também abordou o atendimento 

Outro ponto levantado na pesquisa, que entrevistou salões de todo o Brasil entre 1 e 7 de julho de 2022, foi em relação à diversidade e se os salões possuem dificuldade técnica no atendimento de cabelos crespos ou cacheados: 57% dos pesquisados informaram que não possuem dificuldade, enquanto 43% disseram que sim.

Já sobre o aumento na procura de serviços desse tipo de cabelo, 53% disseram que não perceberam esse aumento, enquanto 47% notaram que houve. O levantamento trouxe, ainda, a lista de principais serviços procurados pelos clientes, que são: o corte, com 29%; a manicure, com 24%; a coloração, com 24%; e a escova, com 13%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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