Viacredi constitui dez Comitês Cooperativos no Paraná

Viacredi constitui dez Comitês Cooperativos no Paraná

Órgão consultivo atua na aproximação da cooperativa com a comunidade local

A Viacredi, cooperativa do sistema Ailos, oficializou na última quarta-feira (27) os novos integrantes dos Comitês Cooperativos de dez postos de atendimento no Paraná. Com o grupo presente, este foi o primeiro grande encontro presencial da cooperativa no Estado desde novembro de 2019, quando inaugurou seu primeiro Posto de Atendimento (PA), em São José dos Pinhais. Em dois anos e meio, a Viacredi já conta com atendimento em 10 PAs, 80 colaboradores e mais de 65 mil cooperados no Estado, com mais de R$ 162 milhões em créditos concedidos aos paranaenses.

A posse dos Comitês Cooperativos foi realizada no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e contou com as presenças do presidente da Viacredi, Sergio Cadore, do vice-presidente Ricardo Tomaz e do diretor executivo Vanildo Leoni, que apresentou o balanço do primeiro semestre de 2022 da cooperativa aos membros dos Comitês.

Sergio Cadore reafirmou o compromisso da cooperativa de apoiar a comunidade social e economicamente. “Essa é a base do cooperativismo e nosso objetivo”, ressaltou o presidente. Já Vanildo destacou o interesse das pessoas no evento e o crescimento da cooperativa e dos cooperados no Paraná, o que confirma o propósito de unir cada vez mais pessoas para um desenvolvimento comum.

Vanildo ainda ressaltou a importância dos Comitês no fortalecimento do relacionamento e o crescimento conjunto da cooperativa, do cooperativismo e das comunidades. O modelo de atuação com Comitês Cooperativos foi criado em 2005, com a participação de cooperados dos Posto de Atendimento. Incialmente o foco prioritário eram as ações educativas, que, ao longo do tempo, expandiram para uma atuação no relacionamento da cooperativa com os cooperados e com a comunidade, e atuando para colocar em prática os 7 princípios do cooperativismo.

Um exemplo do relacionamento da cooperativa com a comunidade é a parceria com a Associação Paranaense do Diabético Juvenil (APAD), entidade da qual o cooperado Rafael Taques Pilatti é diretor tesoureiro. Para ele, que hoje faz parte do comitê cooperativo do bairro Portão, em Curitiba, o papel da cooperativa é contribuir para o crescimento em conjunto e mostrar que ninguém está sozinho. “Eu decidi fazer parte da Viacredi justamente por acreditar no ideal do cooperativismo. Lutar sozinho é muito difícil e eu acredito no coletivo”, concluiu.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *