Mercado de aluguel de luxo cada vez mais atrai consumidores no Brasil

Se não é possível comprar, é possível alugar. Tem de tudo: carros, bolsas, roupas, imóveis, barcos. Quase o que a gente pensar no mercado de luxo.

Pessoas que buscam esse tipo de aluguel normalmente perseguem uma experiência, e não o fato de ser dono ou ter algo.

Isso casa perfeitamente com, por exemplo, o serviço de aluguel de carros de luxo.

O mercado brasileiro de aluguel de carros aumentou de 10% a 20% ao ano nos últimos 15 anos. Hoje, tem carca de 1,5 milhão de veículos disponíveis nesta categoria, de acordo com dados da Solution4Fleet, consultoria de gestão para locadoras e concessionárias.

Para os próximos 20 anos, a previsão é que o número de veículos para alugar salte para 15 milhões. E que a assinatura de carros para pessoas físicas ocupe cerca de 60% deste total. O setor de carros de luxo tem grande participação nesta previsão – já que pessoas da classe A e B já consomem este tipo de serviço.

Érica Lima, da BB Profit Cars, diz: “Cada vez mais as pessoas estão procurando por custo-benefício, e na locação elas encontram isso. Muitas pessoas não conseguiram ainda ter o carro dos sonhos, devido ao valor dos veículos hoje aqui no Brasil. Isso fica fora da realidade de muitos Brasileiros. E com a locação eles podem ter essa oportunidade. Você pode ter um carro de luxo sem se preocupar com a venda dele, se perderá dinheiro com isso ou não. Além de não ter que se preocupar em pagar IPVA, manutenção preventiva, seguro. Isso gera valor, gera lucro ao consumidor”.

Ela, seu marido Rogério Alves Lima e o sócio Bruno Sousa Rodrigues, gerenciam uma empresa que oferece um serviço de assinaturas e aluguel de carros de luxo que fatura de R$ 800 mil a R$ 1 milhão ao mês. Oito meses após iniciar o empreendedorismo da BB ProfitCars, o projeto movimentou mais de R$ 7 milhões desde o início.

O negócio funciona por meio de assinaturas inteligentes. Os clientes têm acesso a carros novos com descontos de até 40%, contando com cashbacks, bônus e dependendo do plano escolhido, o retorno pode ser de até 70%. Além disso, a empresa oferece benefícios como pagamento do IPVA, seguro e manutenção preventiva.

A empreendedora conta que a mais nova empreitada é o mercado de MotorHome. A ideia é trazer experiências únicas para os clientes.

“O mercado de motorhome está crescendo significativamente. A procura por essa modalidade já é algo que vem chamando a atenção. Quem não deseja uma aventura no final de semana com familiares e amigos? Colocar o pé na estrada e conhecer lugares?  Com um motorhome isso é facilitado ainda mais, pois são diversas oportunidades que essa modalidade agrega na vida dos brasileiros, assim como já agrega na Europa”, afirma Érica Lima, da BB ProfitCars.

Aluguel se estende para outros objetos desejados

Por uma taxa fixa mensal, que varia entre US$ 150 a US$ 200, é possível usufruir de um relógio Rolex por algumas semanas. Depois, enviar de volta e pegar outro de outra marca de luxo.

Joias e obras de arte também estão incluídas no modelo de negócios, apesar de poucas empresas ainda apostarem neste tipo de negócio no Brasil.

Enquanto isso, serviços de aluguéis de vestuário ou acessórios, de marcas como Prada, Chanel ou Louis Vuitton, já estão no mercado há algum tempo.

Além desses itens, outro mercado que segue com procura na cidade de São Paulo, a mais rica do país, é o imobiliário.

O mercado imobiliário de luxo e alto luxo registrou nos dois primeiros meses de 2022 um aumento de 14% no volume de lançamentos em comparação a janeiro e fevereiro do ano passado, segundo uma pesquisa da consultoria Brain — Inteligência Estratégica.

De acordo com consultores imobiliários e especialistas no mercado, jovens empreendedores, fundadores e sócios de Startups, por exemplo, chegam a alugar apartamentos de R$ 30 mil, R$ 50 mil até R$ 110 mil mensais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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