Mercado pet cresce 27% e empresas investem em alta tecnologia para atender demandas do setor

Mercado pet cresce 27% e empresas investem em alta tecnologia para atender demandas do setor

Equipamentos como raio x e ultrassom foram adaptados para trazer mais mobilidade e agilidade nos atendimentos

Para prolongar a expectativa de vida e manter os pets mais saudáveis, a medicina veterinária tem avançado muito e a tecnologia é uma grande aliada. A cada dia, novos aparelhos e recursos mais modernos são incorporados à rotina dos veterinários, permitindo complementar o atendimento, o diagnóstico e o tratamento realizado.

Segundo o Instituto Pet Brasil, além dos avanços normais no setor, outro fator está por trás dos investimentos cada vez maiores nesta área. Hoje o Brasil é o segundo país no ranking de quantidade de animais domésticos de estimação. De 2020 para 2021 a população cresceu 3,6%, sendo 58,1 milhões de cães no país, seguidos de aves ornamentais (41 milhões) e gatos (27,1 milhões).

Ainda de acordo com o Instituto, no país o mercado pet (indústria, serviços e varejo) cresceu 27% em 2021, o que representa um faturamento de R$ 51,7 bilhões. Diante deste cenário e com a grande procura por serviços, é que as empresas vêm investindo, inovando e aplicando novas tecnologias para levar equipamentos cada vez mais modernos às clínicas e hospitais de pequenos animais.

Tecnologia aliada a realidade do paciente

Os equipamentos de imagem, por exemplo, vêm se adaptando cada vez mais à realidade e às necessidades dos animais, oferecendo configurações e medidas específicas para as diferentes espécies. A maioria deles se assemelha aos aparelhos de última geração utilizados pela medicina humana, a diferença é que eles passaram a ser desenvolvidos para atender, exclusivamente, pacientes de quatro patas.

Fator importante também no meio veterinário é a mobilidade. Os aparelhos foram diminuindo de tamanho para se tornarem portáteis e serem levados para atendimentos fora da clínica. Atenta ao mercado, a empresa catarinense Imex Medical Group, líder nacional no segmento de equipamentos de imagens, desenvolveu um aparelho de ultrassom que pesa apenas 120 gramas sendo menor que alguns modelos de celulares. Totalmente portátil permite que os exames sejam feitos em qualquer ambiente e garante a mobilidade tão importante no meio veterinário.

Basta acessar o aplicativo via smartphone, tablet ou notebook e fazer a conexão por meio de plug-in Wi-Fi ou USB. O aparelho de ultrassom portátil foi desenvolvido para facilitar a rotina dos médicos veterinários, auxiliando na praticidade e mobilidade, já que ele cabe no bolso, sem fio e com três horas de duração da bateria em uso contínuo.

Segundo Maurício Silva, diretor de vendas da Imex Medical Group, a empresa vem investindo cada vez mais em oferecer soluções para o segmento veterinário. “Nós acreditamos muito no potencial deste mercado e como ele está se desenvolvendo. Observamos um crescimento exponencial de clínicas e hospitais e as empresas devem estar atentas a este movimento que busca por soluções cada vez mais acessíveis e práticas”, salienta Silva.

Assim como o ultrassom, os aparelhos de raios X também evoluíram a ponto de poderem ser transportados com facilidade a qualquer lugar. E para que isso fosse possível, a Imex inovou e implantou nos equipamentos baterias mais potentes, de lítio, capazes de oferecer longa duração. O raios X portátil consegue realizar exames radiológicos de animais de todos os portes, dos pequenos aos grandes.

E não para por aí. A alta tecnologia empregada, também está presente em outras soluções, como é o caso dos tomógrafos. Assim, aliado ao raio x ultrassom, estes equipamentos também trazem um design diferenciado, desenvolvido para facilitar a operação e agilizar o fluxo de trabalho. Dessa forma os equipamentos dão um suporte completo aos médicos veterinários e que permitem um diagnóstico rápido e preciso, além de um tratamento mais eficaz.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *