Centro universitário do Paraná investe na gamificação e lança site de jogos médicos

Centro universitário do Paraná investe na gamificação e lança site de jogos médicos

Plataforma interativa estimula o aprendizado nos cursos da área de saúde

O Centro Universitário Integrado aposta em uma iniciativa inédita de gamificação para motivar os estudantes e reforçar o conhecimento repassado nas aulas do curso de Medicina. Inspirada no conceito de metodologia ativa, a instituição lançou recentemente o MedArcade https://medarcade.grupointegrado.br/ uma plataforma interativa de jogos com temática médica.

Entre os conteúdos encontrados na plataforma estão instrumentação cirúrgica, sensação somática, ciclo de Krebs, bases farmacológicas, topografia anatômica e vascularização encefálica, temas que fazem ou farão parte do cotidiano dos futuros profissionais.

Ao responder as perguntas sobre as mais variadas situações do corpo humano, o estudante vai testar seus conhecimentos, somar pontos, avançar de fase, fazer associações entre nomes e funções de instrumentos cirúrgicos, assistir vídeos animados, avaliar a experiência no jogo, ver a tabela de classificação e interagir com a plataforma. Em cada etapa, o game avalia o desempenho dos jogadores.

A iniciativa beneficia não apenas os futuros médicos matriculados no Integrado, mas também os acadêmicos de outros cursos da área da saúde. Além deles, estudantes do ensino médio que têm dúvidas sobre o futuro profissional podem recorrer aos jogos como ferramenta para auxiliar na escolha da graduação. O acesso à plataforma é gratuito e aberto à comunidade.

O diretor do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni, é um dos idealizadores da plataforma MedArcade e aposta na ideia para acelerar o aprendizado. “Quanto mais interativo e significativo for esse processo, maior e mais duradouro será o conhecimento adquirido. O uso de sites, jogos e ferramentas inovadoras deixa o aprendizado mais dinâmico, construtivo e atraente”, diz.

O Head de Tecnologia do Grupo Integrado, Bruno Henrique Câmara, explica que a ideia é tornar a plataforma ainda mais interativa. “Estamos apenas no começo, nosso objetivo é que os próprios estudantes consigam gerar conteúdos para MedArcade. Deste modo os conteúdos criados são assertivos e atendem as dúvidas de quem usa a ferramenta. Além disso, reforçamos as capacidades digitais dos acadêmicos, formando profissionais mais preparados para o mercado de trabalho que cada vez mais se utiliza da tecnologia no dia a dia”.

Ajuda no aprendizado

No Brasil, a Medicina está entre os dez cursos de maior interesse entre os jovens e a procura é crescente em todas as faculdades da área da saúde – uma tendência acelerada durante a pandemia de Covid-19. De acordo com o Mapa do Ensino Superior 2022, os cursos da saúde já ultrapassaram 2,16 milhões de matrículas. Quase um quarto dos estudantes brasileiros do ensino superior escolhem esse caminho.

O curso de Medicina do Centro Universitário Integrado compreende que o futuro começa no presente, em especial considerando o aspecto educativo, afinal, o alvo da formação profissional deve estar orientado para as competências necessárias pelos futuros profissionais. Com esse intuito, além de inovar em tecnologias e laboratórios, a equipe pedagógica tem acompanhado, desenvolvido e planejado métodos de apoio à aprendizagem e à avaliação utilizando ferramentas de comunicação, gamificação e inteligência artificial.

O uso de jogos interativos transforma o modelo educacional clássico – baseado em aulas exclusivamente expositivas – em um método mais eficaz, consolidando o protagonismo estudantil.

Metodologias ativas

Em relação à metodologia de ensino, o curso de Medicina do Integrado está alinhado às principais escolas médicas do mundo, adotando um projeto pedagógico centrado no estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Para isso o curso adota o método PBL (Problem Based Learning), no português “Aprendizagem Baseada em Problemas”. Considerada uma metodologia ativa, o PBL rompe o paradigma tradicional onde o professor é o único detentor do saber e coloca o aluno como agente ativo na geração de conhecimento.

Outro conceito-chave do modelo pedagógico do curso é o de “aprender fazendo”, que propõe a mudança da sequência clássica teoria/prática para o processo de produção do conhecimento que ocorre de forma dinâmica por meio da ação-reflexão-ação.

Com essa visão, o Centro Universitário Integrado oferece um modelo de ensino que alia formação humanista e tecnologia de ponta, onde os acadêmicos se envolvem no processo de aprendizado ativamente por meio de suas experiências e ações, tanto individuais quanto coletivas, desde os primeiros dias de aula.

Vestibular de Medicina

As inscrições para o vestibular de Medicina do Centro Universitário Integrado estão abertas. Quem quiser concorrer a uma das 77 vagas tem até o dia 20 de outubro para se inscrever no site www.grupointegrado.br/medicina A taxa é R$ 300 e pode ser parcelada. A prova será realizada presencialmente, em Campo Mourão (PR), no dia 22 de outubro.

Os interessados em fazer um dos outros cursos oferecidos pelo Integrado também já podem se inscrever no Vestibular 2023/1. Neste caso, a inscrição é gratuita e deve ser feita em  https://www.grupointegrado.br/concursodebolsas. São mais de 20 opções de graduação presencial. A prova será no dia 22/10 e o candidato escolhe se deseja responder às questões presencialmente ou de forma online. Os aprovados com melhor pontuação concorrem ainda a bolsas de estudo de até 100%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *