Compagas contrata novo supridor de gás natural para o Paraná

Compagas contrata novo supridor de gás natural para o Paraná

Contrato na modalidade interruptível com a paranaense Tradener faz parte das iniciativas da Companhia para promover diversificação de supridores

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) assinou um novo contrato de suprimento de gás natural com a paranaense Tradener para atendimento aos seus consumidores. O acordo firmado prevê a entrega de até 300 mil m³ por dia de gás para a Compagas na modalidade interruptível, ou seja, quando a demanda pode ser interrompida ou reativada, diante da disponibilidade de molécula e transporte por parte dos agentes supridores. O novo contrato faz parte da iniciativa da Compagas na busca por uma maior competitividade e diversificação na oferta de suprimento para o Paraná.

Este é o primeiro grande contrato firmado pela Compagas com supridor alternativo à Petrobras para fornecimento de gás natural canalizado ao Estado. O gás a ser recebido nesta contratação é oriundo da Bolívia e, por ser um modelo de contrato interruptível, a Companhia buscará as melhores oportunidades para receber o suprimento no Paraná.

“A transação da YPFB com outro supridor que não a Petrobras é inédita e isso demonstra que demos um passo em prol da abertura do mercado de gás. O nosso foco com a Tradener é uma redução do preço médio do gás natural e esse novo contrato, certamente, vai nos auxiliar a obter um maior ganho de competitividade em nosso portfólio de suprimento e, consequentemente, para nossos consumidores”, destaca o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr. Os resultados obtidos com o novo contrato serão refletidos para os usuários de gás natural canalizado do Estado por meio do mecanismo de atualização das tarifas (Conta Gráfica), conforme resolução vigente da Agepar.

Walfrido Avila e Rafael Lamastra.

Para o presidente da Tradener, Walfrido Avila, esse novo contrato é um marco para o mercado de gás paranaense. “É um momento importante para as empresas e também para a abertura de mercado de gás no Paraná. Somos certos que o mercado livre de gás, assim como aconteceu no setor da energia elétrica, trará novos players e contribuirá para a criação de novos empregos e no desenvolvimento de profissionais. A Tradener está muito contente com essa parceria com a Compagas”, ressalta.

Lamastra também explica que esse contrato é oriundo de testes preliminares realizados pela Compagas no primeiro semestre do ano. “A modalidade interruptível é nova para a Companhia, no entanto, o teste realizado em junho, com a própria Tradener, indicou ser uma solução para a diversificação de portfólio e atração de novos supridores para o Estado, principalmente em função das restrições encontradas para o transporte do gás ainda existentes no Paraná”, comenta. Atualmente, há uma indisponibilidade de capacidade de saída de transporte, totalmente ocupada pela Petrobras pela alocação de antigos contratos de transporte, o que dificulta, no curto prazo, a viabilização de novos contratos de fornecimento firme no Estado.

Com esse contrato a Companhia encerra a Chamada Pública Coordenada para contratação de suprimento aberta em 2021, a CP22. Esta foi uma iniciativa das distribuidoras MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), GasBrasiliano (Gas Brasiliano Distribuidora), Compagas, SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e SULGÁS (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul) e teve como principal objetivo oferecer mais competitividade aos mercados cativos atendidos, mediante o impulso da concorrência na oferta de gás natural.

Nova chamada pública 

Na busca contínua pela competitividade e pela maior diversificação de supridores, a Compagas está com nova chamada pública em andamento para aquisição de gás natural. Com a CP23 (como é denominado o processo) a empresa planeja comprar 70 mil m³/dia de gás para complementar os contratos vigentes e atender ao mercado cativo a partir de 2023; para 2024 e 2025, o volume firme a ser contratado é de mais de 500 mil m³/dia. A empresa também deseja receber propostas para contratação de volumes na modalidade interruptível.

Esta é a terceira chamada pública para aquisição de gás natural lançada pela Compagas nos últimos três anos. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] até o dia 17 de outubro de 2022.

Os documentos da Chamada Pública e o Termo de Referência estão publicados em compagas.com.br.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *