Mercados derretem na China em semana de balanços e eleições

As ações de tecnologia desabaram na China, nesta segunda-feira (24), com a confirmação de mais cinco anos de Xi Jinping como líder supremo do país. O índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, caiu 6,36%, Xangai caiu 2% e Shenzhen caiu 3%. O mercado confirma o temor na continuidade da política de aperto sanitário imposto pelo grupo de Xi e no seu controle sobre as empresas de tecnologia. A situação é agravada pela política de restrições as exportações para a China, levada a cabo pelo governo Biden.
Na Europa, a bolsa de Frankfurt sobe 1,25%, Paris 1,45% e Londres 0,14%. O mercado de moedas continua pressionado, com o DXY subindo 0,34%, o euro caindo 0,43% e a libra esterlina caindo 0,18%. As bolsas melhoram, apesar dos dados de atividade terem saído ruins, com índice S&P de manufatura caindo mais que o esperado, para 46,6, sinalizando condições econômicas mais apertadas. Os mercados de títulos mostram melhora, depois da correria da semana passada, com os juros dos títulos da Inglaterra caindo para 3,79% (-25 pontos), da França para 2,87% (-10 pontos) e da Alemanha para 2,30% (-10 pontos).
Nos EUA, a semana será de agenda lotada, com o PIB saindo na quinta feira e balanços todos os dias. O destaque ficará por conta de Google, Coca e Visa (terça), Microsoft e Facebook (quarta), Apple em Amazon (quinta) e Exxon e Chevron (sexta). Os títulos do tesouro estão sendo negociados com juros de 4,16% (-5 pontos) e os futuros em leve alta, com Nasdaq em +0,1%, Dow + 0,4% e SP500 +0,3%.
No Brasil, nesta segunda-feira (24) foi divulgada a inflação medida pelo IPC-S da FGV e ela mostrou aceleração importante, com +0,62%, mostrando que outubro não será mês de deflação. Amanhã será divulgado o IPCA-145 e o mercado espera por 0,09% de inflação entre 15/09 e 15/10. Na quarta-feira sai o resultado da reunião do Copom, que deve manter a taxa Selic em 13,75%, mas o mercado espera um comunicado mais suave, sinalizando algum refresco para o primeiro semestre de 2023.
A divulgação de resultados terá a Petrobras mostrando suas prévias hoje e a Vale o seu balanço na quinta-feira. O dia deve trazer mais volatilidade ao mercado brasileiro por conta da proximidade da eleição. Teremos pesquisas saindo todos os dias e o episódio envolvendo Roberto Jefferson ontem coloca um pouco mais de tensão nas expectativas. Na abertura dos futuros o Ibovespa despencou quase mil ponto, com queda de 0,97% e o dólar futuro abriu em alta de 0,5%. Apesar da alta dos mercados externos, tudo indica que os investidores irão preferir a cautela por aqui.
Principais resultados corporativos da semana:
Terça: Telefônica e Neoenergia
Quarta: EDP, Klabin, Santander, WEG
Quinta: Ambev, Vale Gol, Hypera, Isa, Suzano
Sexta: Usiminas








