Apesar do cenário desafiador, a comunidade financeira manteve-se fortalecida em 2022

Apesar do cenário desafiador, a comunidade financeira manteve-se fortalecida em 2022

IBEF Paraná obteve grandes resultados e as perspectivas para 2023 são positivas

Em 2022, o cenário econômico brasileiro apresentou ainda muita instabilidade. Diversos acontecimentos, como a Guerra na Ucrânia e resquícios da pandemia da covid-19 influenciaram diretamente nas cadeias produtivas do mercado. Eventos como estes impactam ainda na inflação a nível mundial. Todas essas movimentações fazem com que a economia nacional esteja em constante oscilação. Diante disso, os executivos e líderes da área de finanças tiveram um desafio ainda maior para manter essa área estratégica das empresas ativa e em constante adaptação.

Atento a essa conjuntura, o Instituto de Executivos de Finanças do Paraná, IBEF — Paraná, manteve-se firme nas ações que dão suporte aos profissionais de finanças. Junto a diretoria e comitês temáticos, o instituto trabalhou durante o ano todo para desenvolver propostas e projetos que fomentem a comunidade financeira e principalmente os seus associados.

Neste ano, o IBEF Paraná promoveu 26 eventos, em diferentes formatos — presencial e online — foram mais de 46h de debate, com mais de 1.360 inscritos e aproximadamente 1.200 participantes. “2022 foi um ano de muitas conquistas para o instituto, passamos a marca de 340 associados, dentre pessoas físicas e jurídicas. Foram realizados eventos excepcionais e que, com toda certeza, serão parâmetro para os próximos anos. Além de novos projetos que trouxeram muita visibilidade para nós. Foi um ano incrível, de retomada ao presencial, com muitos conteúdos e ações relevantes”, afirma Ricardo Pereira, presidente do IBEF Paraná.

Além disso, o instituto lançou dois programas com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os seus associados e também de expandir a atuação do IBEF Paraná em outras regiões do estado. “O Clube do Livro e o IBEF-PR Expande foram novidades que tiveram excelente retorno e, principalmente, o Expande, que possibilitou olhar mais atentamente para os desafios econômicos do interior do Paraná e reunir a comunidade de finanças da região para debater possíveis soluções”, destaca Ricardo.

Outra conquista foi a retomada presencial do Prêmio Equilibrista. Em sua 37ª edição, considerado o Oscar das Finanças, a premiação é um dos eventos mais importantes do instituto que reconhece os executivos financeiros do Paraná que se destacaram ao longo do ano. “Foram dezenas de cases inscritos, todos de altíssima qualidade e relevância para o nosso mercado. E essa celebração é o auge do reconhecimento e destaque para a comunidade de finanças. Consolidamos o sucesso do tradicional evento, tivemos um público de aproximadamente 400 pessoas, entre associados, convidados e imprensa. Foi uma noite espetacular, digna de ser lembrada por um bom tempo”, enfatiza.

O presidente ainda afirma que para 2023 as expectativas estão altas.  “O trabalho no instituto será intenso e nosso maior objetivo é continuar proporcionando debates enriquecedores e um networking de qualidade aos nossos associados. Outra meta importante é fortalecer ainda mais a nossa presença em outras cidades do estado, para gerar valor e proporcionar ainda mais oportunidades para estreitar relações, conectar profissionais e fortalecer a comunidade financeira”, diz.

Para Ricardo, em relação ao cenário econômico, o próximo ano ainda será de grandes desafios e incertezas. Além do novo governo, que influencia na economia, o próximo ano deve apresentar inflação elevada, em 4,6%, e a estimativa é que o PIB (Produto Interno Bruto) cresça apenas 0,75%, em 2023, segundo o último relatório de Mercado Focus, do Banco Central do Brasil. Portanto, será mais um ano de retomada e, nesse contexto, o profissional de finanças continuará a ser fundamental para fazer a economia girar. “A capacidade técnica, como gestão de caixa e liquidez, ROIC e ROE de curto prazo, gestão espartana dos gastos e desenvolvimento de soft skills – resiliência, poder de influência, empatia, equilíbrio emocional – se tornam imprescindíveis para os executivos da área por mais alguns meses”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *