Cresce demanda por serviços municipais online no Paraná

Cresce demanda por serviços municipais online no Paraná

Paranaenses valorizam a comodidade e a agilidade do acesso a soluções digitais

Dados do Mapa de Governo Digital 2022 indicam que a imensa maioria das prefeituras identificou alta na demanda por serviços municipais on-line no Brasil desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo o levantamento, feito em parceria pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), 94% dos gestores de 155 municípios de todas as regiões do País e com mais de 200 mil habitantes perceberam aumento na demanda nos últimos anos.

Levantamento da IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de soluções em nuvem para gestão pública, mostra em números como a mudança de comportamento da população ocorre no Paraná. A comparação leva em conta dados de 2022 e 2021. Nesse caso, a alta registrada no volume de acessos a serviços digitais oferecidos por prefeituras do estado em apenas um ano é de 46,28%. No total, foram 33,2 milhões de solicitações encaminhadas via portais ou aplicativos de dispositivos móveis em prefeituras do estado analisadas.

Nayron Hubel, diretor de Sistemas da Prefeitura de Araucária, destaca que essa é uma mudança de cultura que tem sido bem recebida pela população. “Antigamente, era comum chegar às 9h na prefeitura e as filas de atendimento estarem enormes. Depois de 2018, quando aderimos ao serviço 100% digital, são raras as pessoas que preferem se deslocar e ter um atendimento presencial”, informa. Entre os serviços oferecidos pela internet estão requisições de consultas médicas, visualização de exames, liberação de Alvarás, emissão de guias de IPTU, entre outros.

“Estamos nos consolidando como uma cidade inteligente. O uso da tecnologia permite que os servidores não percam tempo com atividades mecânicas, que são feitas pela máquina, e consigam se dedicar a trabalhos intelectuais. Não é apenas instalar um software moderno, mas usar o contingente humano para melhorar as atividades desenvolvidas no município, oferecendo uma qualidade de vida cada vez melhor à população”, explica Hubel.

Coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM Sistemas, Kananda Raquel Mayer diz que há uma mudança de cultura em andamento. “Para o cidadão, o principal benefício das plataformas inteligentes é a autonomia. É possível gerar seu atendimento no horário e local mais confortáveis – e a tendência é de que os contribuintes cada vez mais exijam das gestões que isso aconteça”. Segundo ela, a comodidade é ainda maior quando há opção dos aplicativos. “Aí tudo está disponível literalmente na palma da mão”. Considerado isoladamente, o acesso a serviços públicos municipais via aplicativos no estado cresceu 214%.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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