21 dias para mudar a mentalidade financeira e se tornar um “Novo rico”

21 dias para mudar a mentalidade financeira e se tornar um “Novo rico”

Administrador e sócio de seis empresas, Luis Silva apresenta método para quem quer começar a gerar riqueza tão cedo quanto ele

Não existe solução mágica. O processo de geração de capital é técnico, exige conhecimento, dedicação e paciência, mas pode ser aprendido e executado por qualquer pessoa. O empresário e administrador Luis Guilherme Waszczuk da Silva se coloca como prova disso, e afirma que o objetivo de ser um Novo rico pode sim ser concretizado.

No lançamento cujo subtítulo é Transforme sua mente e comece a gerar riqueza em apenas 21 dias, Silva vai além do desenvolvimento pessoal. Ele estudou os mais ricos personagens históricos e contemporâneos na possibilidade de percorrer caminhos similares aos deles. No livro, estas histórias reais são acompanhadas de exemplos para apresentar noções básicas de economia e educação financeira.

A proposta é que a leitura seja rápida – um capítulo por dia – seguida de execícios práticos. As 21 lições dissecam o método AMG Awake/Manage/Growth, criado pelo autor com objetivo de orientar o leitor que quer embarcar nesta jornada pela riqueza. A dificuldade da sociedade de pensar produtivamente em termos financeiros é tratada na primeira parte – Awake.

Manage, por sua vez, sugere ajustes básicos na organização financeira do negócio antes de se partir para novos desafios. Já no Growth o tema é investimento, com orientações sobre princípios e pontos de alavancagem que podem acelerar o processo de acumulação de capital, sem necessariamente aumentar os riscos nas operações.

Não basta somente o seu tempo e a sua dedicação, você terá de colocar
o seu dinheiro para trabalhar, terá de achar uma função segura para ele,
e o primeiro passo, independente da sua condição atual ou da sua dificuldade
financeira, é começar a poupar e economizar para colocar esse dinheiro para
trabalhar para você.
 (Novo rico, p. 87)

Novo Rico é uma leitura direcionada a todos que estejam iniciando a formação do patrimônio financeiro, por isso é mais indicada para jovens entre 20 e 40 anos que encontram dificuldade de aplicar sua renda pessoal. Ao conteúdo, o autor que tem por lema “evoluir sempre” acrescenta ponderações para que a riqueza seja entendida como meio para resolução de problemas e não um fim em si mesma.

A obra materializa a trajetória do autor, que aos 14 anos fundou sua primeira empresa, na área de tecnologia, que segue ativa. Já aos 22, Silva virou sócio de uma pequena indústria de produtos para churrasco, atualmente uma das maiores especialistas do setor no Brasil. Hoje, aos 37 anos, também é sócio proprietário de outras cinco empresas nos ramos da indústria metalúrgica, indústria moveleira, de saúde e digital.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *