Mercado imobiliário incorpora inteligência artificial no atendimento ao cliente

Mercado imobiliário incorpora inteligência artificial no atendimento ao cliente

“Boom” dos aplicativos de IA, como o ChatGPT, acelera investimentos em ferramentas que otimizam a experiência do consumidor imobiliário

Por décadas considerado um setor conservador em relação à adoção de novas tecnologias, o mercado imobiliário nacional está passando por uma transformação associada à utilização da inteligência artificial. Com uso ainda incipiente entre os corretores de imóveis brasileiros, o ChatGPT e outras plataformas de chatbot autônomo já impulsionam o aprimoramento, através da IA, de serviços que vão da oferta de imóveis na Internet ao atendimento ao cliente.

Com um investimento cada vez maior em Tecnologia da Informação, a rede de imobiliárias paranaense, JBA Imóveis, passou, recentemente, por uma transformação interna importante, que começou na pandemia. Há quase 30 anos atuando no Paraná, o diretor da empresa, Ilso Gonçalves, percebeu a necessidade de absorver as soluções inovadoras disponíveis para o setor. O resultado foi uma mudança estrutural na imobiliária, que incorporou a tecnologia em todos os departamentos. Isso é percebido através da familiaridade que a equipe da empresa tem, atualmente, com plataformas, softwares e aplicativos como Vista CRM, Bitrix24, Take Blip, Imobi CRM, Net2Phone, Mikrotik, Microchimp e IDT. Da área de vendas ao núcleo financeiro, os processos da imobiliária foram atualizados com a adoção de diferentes tecnologias e também da inteligência artificial. “A tecnologia mudou quase tudo na JBA: o armazenamento de dados ‘na nuvem’, o mapeamento das ofertas de imóveis de acordo com a demanda personalizada do consumidor, a conexão das equipes em rede, a Internet Wi-fi unificada em todas as lojas e, principalmente, o atendimento ao cliente“, conta.

Embora ainda não tenha incorporado o ChatGPT como ferramenta de trabalho dos corretores de imóveis da rede, a JBA atualizou a logística do atendimento com o uso de inteligência artificial. Quem entra em contato com a empresa em busca de imóvel para alugar, comprar ou vender passa por uma triagem inicial automatizada. “Mas não é aquele atendimento inconsistente, com robôs que enviam dezenas de perguntas e nunca transferem a pessoa para a condução de um profissional. Investimos em um sistema de chatbot que otimiza e agiliza mesmo o processo, concluindo o encaminhamento certeiro em menos de um minuto“, ressalta. Através da programação refinada dos diálogos, a plataforma identifica o profissional ideal para fazer o atendimento ao consumidor, considerando a demanda, região, tipologia e outras características do imóvel e do cliente.

Outra ferramenta tecnológica adotada pela JBA é o sistema de Wi-Fi que permite, com um único login e senha, que os colaboradores sejam conectados automaticamente à Internet e à base de dados da empresa, em qualquer uma das lojas da marca. A empresa também buscou mecanismos de portabilidade, monitoramento das operadoras telefônicas e gerenciamento de redes de internet, que garantem a conexão 24h e permitem o acesso remoto aos sistemas, facilitando o trabalho na rua ou em home office.

Sinceridade Artificial

Diferente de outras plataformas de chatbot já adotadas de forma ampla no mercado imobiliário brasileiro, o ChatGPT promete levar a automatização e também o uso da IA a um novo patamar de diálogos virtuais. Com potencial para também aperfeiçoar descrições de imóveis e até documentação, a ferramenta já conquistou corretores de imóveis nos Estados Unidos e deve, em breve, ser incorporada à rotina dos profissionais brasileiros, de forma mais ampla e popular.

Responsável também por uma onda de preocupação, pelo risco da substituição dos talentos humanos por robôs em diversas profissões, o ChatGPT não parece ser uma ameaça para os corretores de imóveis, por exemplo. Em resposta à pergunta sobre as limitações da IA e desvantagens do seu próprio avanço, a plataforma responde: “A falta de personalização, pois o ChatGPT oferta soluções padronizadas e automatizadas, que não levam em conta as necessidades específicas de cada cliente ou transação imobiliária“.

O software de inteligência artificial que virou o principal assunto no planeta na área de tecnologia desde o lançamento, no fim de 2022, gera respostas para qualquer pergunta e simula diálogos humanos, além de produzir textos, artes digitais e até vídeos. “Mas essa e outras ferramentas não têm consciência e apenas imitam ou reproduzem a inteligência humana, sem a sensibilidade, sem o conhecimento real, as vivências e tudo que só os seres humanos são capazes de imaginar, criar e inventar. A inovação é importantíssima, mas a cautela com a tecnologia também“, avalia a gerente administrativo-financeira da JBA Imóveis, Nádia Kuczarski.

Para o gestor de Tecnologia da Informação da empresa, Robison Talga, que estuda o uso da plataforma na JBA, é fundamental calcular os prós e contras da adoção da nova ferramenta nas diferentes etapas do trabalho dos profissionais. “O objetivo de investir em tecnologia e em ferramentas de inovação é ganhar tempo, otimizar os processos, facilitar o trabalho de todos e diminuir o desgasteO meu desafio é buscar constantemente a atualização e avaliar cada nova tecnologia disponível no mercado, considerando também se é algo que serve para sanar problemas imediatos ou se é uma solução duradoura, que vai funcionar por um bom tempo. A gente procura dispor sempre de melhorias que nos ajudem no curto, médio e longo prazos“, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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