Programa incentiva entrada de mulheres em TI e Engenharias

Programa incentiva entrada de mulheres em TI e Engenharias

Lançado no Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências – data comemorada a cada 11 de fevereiro, criada pela ONU e Unesco para incentivar o ingresso e a participação igualitária de profissionais femininas na Ciência – o programa “ELAS no STEM” do Centro Universitário UniOpet oferece 50 bolsas de estudo com o objetivo de incluir mulheres em situação de vulnerabilidade num programa de ensino que as ajude a superar a linha da pobreza. O edital está com inscrições abertas até 8 de março, Dia da Mulher.

Na publicação “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM)”, a Unesco aborda as possíveis barreiras para a baixa representatividade das mulheres nas chamadas áreas STEM. Também propõe estratégias, a partir de exemplos reconhecidos ao redor do mundo, para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento econômico de meninas e mulheres por meio da educação. Segundo estimativa da Unesco, até 2050 as áreas STEM representarão cerca de 75% dos postos de trabalho.

O UniOpet reuniu empresas parceiras para oferecer a formação de mulheres nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática como forma de promover inserção desse público no mercado de trabalho. “A primeira edição do programa ELAS no STEM tem como foco a formação de profissionais para utilização da linguagem ‘Python para análise de dados’. As datas não foram escolhidas ao acaso: estamos lançando o edital no Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, que vai até 8 de março, Dia da Mulher. Serão oferecidas ao todo 50 vagas, em alusão aos 50 anos que o Grupo Educacional Opet celebra em 2023”, explica a professora Adriana Karam, reitora do UniOpet e investidora-anjo de startups inovadoras.

O python é uma linguagem popular para análise de dados, importante por agregar valor aos dados que as empresas possuem, coletados de diferentes aplicações. Com isso, as empresas conseguem adquirir vantagens competitivas frente ao mercado. “O conhecimento oferecido por este curso é um diferencial importante para a carreira profissional. Vamos ajudar a dominar e entender conceitos básicos da linguagem python para análise de dados. Serão introduzidos conceitos como lógica de programação, junção de dados, limpeza e como utilizar bibliotecas como NumPy, pandas e matplotlib. As alunas obterão habilidades de carregamento, inspeção e consulta de dados através da visualização de dados com a linguagem python, além de obter uma visão geral de como responder perguntas básicas sobre esses dados”, detalha Simone Dominico, doutora em Informática pela Universidade Federal do Paraná e coordenadora pedagógica do programa “ELAS no STEM”.

Graduada em Tecnologia em Sistemas para Internet pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Simone tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando em temas como sistemas gerenciadores de banco de dados, cargas de trabalho de suporte a decisão, arquiteturas de acesso não uniforme a memória, mapeamento de threads, grandes volumes de dados, análise de dados em tempo real, computação em nuvem, dados não estruturados.

De 18 a 30 anos

O programa terá 20 encontros aos sábados, das 8h às 12h, de 18 de março a 29 de julho, totalizando uma carga horária de 80 horas, no campus Rebouças do UniOpet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link.

Podem participar do programa mulheres entre 18 e 30 anos, moradoras de Curitiba e Região Metropolitana, que tenham concluído o Ensino Médio ou com previsão de conclusão no ano de 2023. Os critérios para seleção e pontuação irão definir as 50 primeiras colocadas escolhidas para participar do programa. Serão priorizadas mulheres de baixa renda e chefes de família.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *