Perkons lidera mercado de segurança e gestão no trânsito

Perkons lidera mercado de segurança e gestão no trânsito

Empresa monitorou 5,3 bilhões de veículos em 2022 no Brasil

A Perkons, empresa paranaense inventora da lombada eletrônica e pioneira no segmento de segurança e gestão no trânsito, volta a figurar como líder no mercado brasileiro.

Em 2022 a empresa celebrou uma sequência de marcos: atuação em 528 municípios espalhados por 25 Estados e Distrito Federal, recorde de fabricação de equipamentos voltados para a segurança no trânsito, e monitoramento de mais de 5,3 bilhões de veículos no período – o que representa 46 vezes a frota total do país.

Na análise do mercado nacional, a Perkons aparece com vantagem entre os 10 primeiros colocados, sendo a empresa detentora do maior número de faixas monitoradas. O topo do ranking, já ocupado pela empresa durante mais de uma década, volta no ano em que a lombada eletrônica celebrou 30 anos salvando milhares de vidas no Brasil e no mundo.

Inovação

Nascida no início dos anos 1990 do ideal por um transitar seguro, a Perkons destaca a inovação como um dos aspectos mais importantes da sua cultura organizacional, além de orientação para a qualidade nos serviços prestados e desenvolvimento de novos produtos voltados à gestão urbana e mobilidade.

No Brasil o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano. O compromisso que o país assumiu internacionalmente é o de reduzir pela metade o número de mortes até 2030 e, assim, atingir a meta pactuada com a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, soluções como as desenvolvidas e operacionalizadas pela Perkons são fundamentais para auxiliar as cidades brasileiras na promoção de uma mobilidade segura, pois não só governos, como também as empresas e toda a sociedade, têm papel importante a cumprir. Auxiliar na conscientização e adoção de comportamentos que fazem um ir e vir seguro, salva vidas e evita sinistros de trânsito. Pensando e agindo sob esse viés, a Perkons estima que sua atuação ao longo de mais de três décadas salvou cerca de 85 mil vidas.

Para Régis Nishimoto, diretor da Perkons, o mote da empresa fez ainda mais sentido em 2022. “‘Aonde quer que você vá, estaremos o tempo todo a seu serviço’, é um lema para todos que trabalham na Perkons. Prioritariamente, nosso trabalho é voltado para salvar vidas no trânsito. Alcançar os números atuais nos enche de orgulho e da certeza de que estamos no caminho certo, buscando sempre contribuir para que mais cidades brasileiras possam investir em soluções que tornem ruas e vias mais seguras e democráticas para todos. Queremos consolidar mais uma vez a liderança, porém, isso não é o mais importante. O desenvolvimento do mercado e a continuidade da nossa atividade ganha ainda mais relevância quando percebemos que há muito a ser feito quando o assunto é salvar vidas no trânsito”, completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *