Professor curitibano participa de evento na Alemanha sobre os efeitos da desinformação
Izabele Kasecker e Luiz Gustavo de Andrade
O UniCuritiba – instituição que integra a nima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino superior privado do país – esteve representado nesta quarta-feira, dia 24 de maio, em evento na Alemanha que discutiu as implicações da desinformação.
O professor de Direito Luiz Gustavo de Andrade acompanhou as discussões sobre “A geometria da desinformação: a ligação entre polarização e desinformação em configurações políticas multidimensionais online”.
O encontro ocorreu na Hertie School, em Berlim, com a participação do cientista social e pesquisador da Universidade de Paris, Pedro Ramaciotti Morales, membro do Digital Governance Research Colloquium organizado pelo Center for Digital Governance with the Data Science Lab.
“As pesquisas apresentadas mostraram o papel de dinâmicas sociopolíticas no processo de desinformação, destacando que a polarização e as ideologias políticas estão intimamente ligadas a uma propensão a participar da disseminação de notícias falsas”, comentou o professor.
Também na Alemanha, Andrade conversou com a professora assistente da Bucerius Law School, de Hamburgo, Izabele Kasecker, egressa do curso de Direito do UniCuritiba. Ainda na quarta-feira, o professor de Direito do UniCuritiba embarcou para a Madri, onde, a partir desta quinta-feira, acompanhará o processo eleitoral da Espanha. As eleições municipais e regionais espanholas ocorrem neste domingo, dia 28 de maio.
Andrade é membro da missão de Observação Eleitoral Internacional da CAOESTE (Conferência Americana de Organismos Eleitorais) e representa a ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política), da qual é secretário-geral.