Programa de capacitação e desenvolvimento para jovens está com inscrições abertas

Programa de capacitação e desenvolvimento para jovens está com inscrições abertas
Leandro Ardito.

As vagas são para todo o Brasil e ficam disponíveis de 03 a 31 de julho

A PwC Brasil abre as inscrições para uma nova edição do programa que contribui com o ingresso e recolocação profissional de jovens de todo o país, o Access Your Potential (AYP). A iniciativa oferece mentorias gratuitas com profissionais da firma e bolsas de estudo. As inscrições estão abertas de 3 a 31 de julho e podem ser feitas no site (link).

Para participar do programa, é preciso ter de 18 a 26 anos e comprovar renda total familiar de até R$ 3.000,00*. As atividades promovidas contam com metodologia focada em três pilares de desenvolvimento: autoestima, autoconhecimento e desenvolvimento de talentos. Durante as mentorias, serão abordados tópicos como inteligência financeira, marketing pessoal e preparo para entrevistas de emprego. A fase de seleção ocorre de 1º de agosto a 30/08 e as sessões de mentoria têm início no dia 13 de setembro.

“Nosso programa é um vetor de transformação. Ao longo desses últimos três anos, pudemos colaborar com novas perspectivas para jovens de diferentes realidades. Sabemos que há ainda muitos desafios, mas temos a missão de ajudar a diversificar o mercado de trabalho, promovendo inclusão de perfis variados”, comenta Leandro Ardito, sócio da PwC Brasil e líder de Sustentabilidade Corporativa e NetZero.

A estudante paraense Máyra Oliveira, que esteve na última edição do programa, conta como foi a transformação vivida durante o AYP. Ela destaca a participação no hackathon de encerramento. “Esta experiência gerou confiança e ver nosso projeto sair vitorioso me mostrou que aquilo que nos propusemos a fazer com dedicação sempre trará resultados. Pela premiação, estou cursando uma segunda graduação em Ciências Contábeis. Não consigo mensurar como participar deste programa me abriu um mundo de possibilidades”, comenta.

Mentorias

Além das mentorias com os profissionais da PwC, os jovens selecionados para participar do AYP também vivem outras experiências, como comenta Máyra Oliveira. Neste ano, estão previstos webinars e um novo hackathon imersivo na intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos. Ao final do programa, os participantes podem ganhar bolsas de estudo nas instituições parceiras, entre elas: EF English, Trevisan e FIAP.

Esses prêmios complementam o conteúdo das mentorias e ajudam a dar uma orientação à carreira destes jovens. A estudante maranhense Ruth Ellen Moreira, comenta que o MBA em Gestão de Negócios que ganhou como prêmio no hackathon tem muita sinergia com a graduação que ela faz em Logística. “Com esse curso, espero elevar meus hard-skills e me tornar uma profissional bem-sucedida. O AYP me fez enxergar uma outra versão de mim mesma, uma Ruth que eu nem sabia que podia tanto. Foi uma mentoria baseada em pessoas”, afirma.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *