Núcleo de Apoio a Carreiras dá dicas para quem está em busca de emprego ou estágio

Núcleo de Apoio a Carreiras dá dicas para quem está em busca de emprego ou estágio
Dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que foram abertos 1,9 milhão de postos de trabalho com carteira assinada no setor privado brasileiro de maio de 2022 a abril deste ano, sendo 705 mil apenas nos quatro primeiros meses de 2023. Para aproveitar este momento de recuperação da economia e apoiar seus alunos e ex-alunos na inserção no mercado de trabalho, a Fundação Salvador Arena mantém, por meio de seu Centro Educacional, o Núcleo de Apoio a Carreiras (NAC).

Criado em 2015, o setor oferece, além da gestão dos processos de estágios, serviços como revisão de currículos, busca de vagas e auxílio na preparação para entrevistas de estágio, além de criar e estabelecer estreito relacionamento com empresas nas áreas de atuação dos cursos oferecidos. Destinado a todos os estudantes e egressos dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação da instituição, que está com processo seletivo aberto, o NAC também realiza, de forma gratuita, orientação profissional e oferece o apoio necessários para ingresso no mundo do trabalho.

O Núcleo desenvolve, ainda, uma agenda com as empresas empregadoras, fazendo com que esteja sempre em sintonia com as demandas do mercado. Um exemplo é o Encontro de Supervisores de Estágios, que visa promover a disseminação da importância do estágio e do papel do supervisor de estágio e, ao mesmo tempo, contribuir com a retroalimentação dos cursos oferecidos pela instituição.

Há ainda o Employer Match, atividade em que o Núcleo explora campos de atuação pouco explorados ou conhecidos pelos estudantes, dentro das empresas; as Trilhas de Carreiras, que permitem o compartilhamento de conhecimentos sobre as áreas de atuação dos estudantes em situação de estágios; e as Atividades de Extensão Universitária, que podem ser propostas pelos próprios alunos, desafios em parceria com empresas ou atividades realizadas por meio de projetos em andamento, desenvolvidos pela Faculdade.

“A cada ano, fazemos mais de 200 revisões de currículos, não apenas para os nossos estudantes, mas também em mutirões para a comunidade, seja em projetos de extensão ou atividades voluntárias”, explica Camila Cheruti Santos, do núcleo de apoio a carreiras (NAC). Segundo ela, manter o currículo atualizado é essencial e, para profissionais em início de carreira, uma página é suficiente. “Quem está em busca de uma vaga precisa dedicar um tempo para colocar neste arquivo as suas qualificações, habilidades e experiências profissionais, se tiver e construir a sua marca pessoal”.

Para tanto, é necessário focar no ramo de atuação desejado, sempre avaliando a cultura da empresa que pretende se candidatar. “Além do currículo bem-feito, é muito importante que a pessoa à procura de um emprego tenha conhecimento do seu potencial e de sua personalidade, saiba identificar seus valores, suas paixões, seus princípios e que tenha uma postura aberta ao conhecimento”, complementa.

Confira as dicas do NAC, para criar um currículo efetivo:

Dados pessoais

Nesta seção, o candidato deve inserir nome completo, número de telefone (celular, fixo ou para recados) e um endereço de e-mail. Números de documentos, como RG e CPF, não são necessários.

Objetivo profissional

Após os dados de identificação, deve-se indicar apenas um objetivo profissional, conforme a área de interesse daquela vaga. Este é um trecho do currículo que pode ser alterado de acordo com a oportunidade à qual a pessoa se candidata. 

Qualificações

Nesta parte, é necessário destacar os diferenciais para a vaga, como habilidades técnicas e comportamentais, fluência em idiomas, e conhecimentos em informática.

Escolaridade / Formação Acadêmica

Em seguida, o candidato deve incluir informações sobre sua formação atual, iniciando pela mais recente (exemplo: especialização, graduação, ensino técnico, ensino médio).

Experiências profissionais

Os dados profissionais devem incluir informações sobre a empresa, período de atuação, cargo e atividades exercidas pelo candidato, também iniciando pela mais recente. Podem ser incluídas experiências formais e informais, estágios e atividades em empresa júnior.

Idiomas

Caso o candidato tenha conhecimento em algum idioma, é importante informar no currículo também. Neste ponto, é necessário ser franco quanto ao nível de sua proficiência, pois a empresa pode querer testá-lo durante o processo seletivo.

Atividades complementares

Este campo é superimportante para que tem pouca ou nenhuma experiência profissional. Podem ser descritas atividades voluntárias ou extracurriculares, projetos acadêmicos, iniciação científica, viagens culturais, intercâmbio etc”.

Dica extra: é indicada a criação de um endereço de e-mail para centralizar as atividades profissionais, sem apelidos ou adjetivos no @. É necessário também verificar esta caixa de e-mails diariamente, inclusive nas pastas de lixo eletrônico ou spam, para não perder oportunidades.

Preparo para entrevistas

Camila Cheruti destaca que o autoconhecimento é muito importante. Dedicar um tempo para estruturar uma fala que reflita ‘Quem é você? O que já fez? Quais os resultados alcançados?’ ajuda bastante o desempenho. Outro ponto relevante é conhecer a empresa antes da entrevista, buscar informações no site da empresa, LinkedIn, outras redes sociais e até mesmo, sites de avaliação. É de muito bom tom memorizar o nome do entrevistador.

Para uma entrevista remota, o candidato precisa verificar previamente a conexão com a internet e testar os equipamentos que serão usados: computador, celular, fone de ouvido, microfone e câmera. Se for feita por meio de um celular, apoiar o aparelho em uma base fixa. Além disso, Camila recomenda escolher ambiente com uma boa iluminação, sem barulho ou interrupções, evitar lugares públicos e usar fundos neutros. Em uma entrevista presencial, chegar com 15 minutos de antecedência e manter o celular desligado ou no modo avião.

“Independentemente de a entrevista ser presencial ou remota, a vestimenta, os acessórios e a maquiagem não devem conter excessos. Roupas com cores fortes, decotes exagerados, comprimentos estranhos ou muito informais podem fazer com que o recrutador perca o foco na fala do candidato. A postura e vestimenta devem ser sempre adequadas para cada ocasião”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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