Uso de metabuscadores gera economia de até 26% na compra de passagens entre capitais no Sul
Tendência é que neste ano o aumento da competição entre empresas no ambiente online amplie a oferta promocional de bilhetes
Assim como no mercado aéreo, o uso de metabuscadores para compra de passagens rodoviárias pode representar uma economia significativa para os consumidores – especialmente em um período de alta nas viagens, como o mês de julho. Levantamento feito pela BuscaOnibus, maior metabuscador nacional de comparação de preços de passagens de ônibus, caronas e aéreo, mostra que – no mesmo período do ano passado (julho), a diferença entre o preço médio de passagens rodoviárias oferecidas nos metabuscadores em algumas das principais rotas no Sul do país chegou a ser até 26% menor do que o preço médio em sites de viações e em rodoviárias.
É o caso do trecho Curitiba/Florianópolis: os usuários que buscaram a passagem via metabuscadores pagaram em média R$ 77 – enquanto o preço médio geral do bilhete no período foi de R$ 105. No trecho de volta, a redução foi de 21%.
Para quem faz a rota Florianópolis/Porto Alegre, o percentual é quase o mesmo: em direção à capital gaúcha, o preço médio da passagem vendida em metabuscadores foi de R$ 134 – uma economia de 26% em comparação com o preço médio vendido fora dessas plataformas (R$ 182).
Até mesmo em trechos curtos, como Florianópolis/Balneário Camboriú apresentam resultados semelhantes: saindo da capital catarinense, as passagens tiveram em média um valor 23% menor. Essa diferença, segundo o CEO da BuscaOnibus, José Almeida, deve-se à concorrência cada vez maior no mercado rodoviário – o que faz com que tanto as novas empresas digitais nacionais e internacionais, quanto as empresas de ônibus tradicionais, trabalhem com precificação dinâmica, promoções-relâmpago e descontos para datas especiais ou para maior antecipação de compra.
Nas rotas entre as capitais do Sul do país, por exemplo, há quase o dobro de empresas oferecendo passagens do que há quatro anos, antes da pandemia. “Muitos consumidores, porém, não sabem que há mais opções e preços. É um fenômeno recente mas que já vem mudando a forma de pesquisa e consumo no mercado rodoviário brasileiro. Por isso os metabuscadores ganham relevância e geram oportunidades de desconto até mesmo inesperadas para os consumidores – como se busca no aéreo, por exemplo”, explica o CEO. Desde que foi criado, há 14 anos, o BuscaOnibus já atendeu mais de 600 milhões de pesquisas por viagens no Brasil e América do Sul.
A tendência é que nas férias de julho deste ano, esta diferença seja ainda maior, pelo aumento da concorrência especialmente no mercado online. “Além disso, veremos cada vez mais agências e operadoras apostando nas promoções para ganhar novos clientes”, conclui.