Uso de metabuscadores gera economia de até 26% na compra de passagens entre capitais no Sul

Uso de metabuscadores gera economia de até 26% na compra de passagens entre capitais no Sul

Tendência é que neste ano o aumento da competição entre empresas no ambiente online amplie a oferta promocional de bilhetes

Assim como no mercado aéreo, o uso de metabuscadores para compra de passagens rodoviárias pode representar uma economia significativa para os consumidores – especialmente em um período de alta nas viagens, como o mês de julho. Levantamento feito pela BuscaOnibus, maior metabuscador nacional de comparação de preços de passagens de ônibus, caronas e aéreo, mostra que – no mesmo período do ano passado (julho), a diferença entre o preço médio de passagens rodoviárias oferecidas nos metabuscadores em algumas das principais rotas no Sul do país chegou a ser até 26% menor do que o preço médio em sites de viações e em rodoviárias.

É o caso do trecho Curitiba/Florianópolis: os usuários que buscaram a passagem via metabuscadores pagaram em média R$ 77 – enquanto o preço médio geral do bilhete no período foi de R$ 105. No trecho de volta, a redução foi de 21%.

Para quem faz a rota Florianópolis/Porto Alegre, o percentual é quase o mesmo: em direção à capital gaúcha, o preço médio da passagem vendida em metabuscadores foi de R$ 134 – uma economia de 26% em comparação com o preço médio vendido fora dessas plataformas (R$ 182).

Até mesmo em trechos curtos, como Florianópolis/Balneário Camboriú apresentam resultados semelhantes: saindo da capital catarinense, as passagens tiveram em média um valor 23% menor. Essa diferença, segundo o CEO da BuscaOnibus, José Almeida, deve-se à concorrência cada vez maior no mercado rodoviário – o que faz com que tanto as novas empresas digitais nacionais e internacionais, quanto as empresas de ônibus tradicionais, trabalhem com precificação dinâmica, promoções-relâmpago e descontos para datas especiais ou para maior antecipação de compra.

Nas rotas entre as capitais do Sul do país, por exemplo, há quase o dobro de empresas oferecendo passagens do que há quatro anos, antes da pandemia. “Muitos consumidores, porém, não sabem que há mais opções e preços. É um fenômeno recente mas que já vem mudando a forma de pesquisa e consumo no mercado rodoviário brasileiro. Por isso os metabuscadores ganham relevância e geram oportunidades de desconto até mesmo inesperadas para os consumidores – como se busca no aéreo, por exemplo”, explica o CEO. Desde que foi criado, há 14 anos, o BuscaOnibus já atendeu mais de 600 milhões de pesquisas por viagens no Brasil e América do Sul.

A tendência é que nas férias de julho deste ano, esta diferença seja ainda maior, pelo aumento da concorrência especialmente no mercado online. “Além disso, veremos cada vez mais agências e operadoras apostando nas promoções para ganhar novos clientes”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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