2023 é considerado o ano de pior situação financeira pelos trabalhadores brasileiros

71% dos entrevistados afirmam ter sua performance profissional impactada por sua situação financeira
O ano de 2023 foi considerado como o pior ano de situação financeira para 21% dos trabalhadores brasileiros, segundo uma pesquisa feita pela Pluxee, líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores e que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos. Entre os entrevistados, 71% alegam que essa situação tem reflexo negativo na performance profissional. 57,16% afirmam sentir falta de motivação para concluir as tarefas do dia e quase 45% têm falta de concentração para realizar as atividades. Perda na qualidade das entregas, erros constantes e queda no rendimento também estão entre as consequências apontadas.
Uma pesquisa de abril deste ano da Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta que 78,3% das famílias brasileiras se encontram endividadas. Considerando esse cenário, a busca por alternativas que possam suprir as dívidas é constante. Os respondentes da Pluxee têm optado, majoritariamente, pela diminuição de gastos com alimentação (47,3%) e fazer os chamados “bicos” (30%).
“Uma boa gestão financeira faz com que qualquer um se sinta mais seguro e confortável, já a falta dela, leva o colaborador a passar por angústias, o que claramente afeta o seu desempenho no trabalho. A partir desse fato, a empresa pode apoiar seus funcionários com recursos que o auxiliem nesta gestão, como cursos de educação financeira, incentivos e orientação especializada e, claro um bom clima organizacional que dê segurança aos trabalhadores”, afirma Fabiana Galetol, diretora executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee.
Os próprios trabalhadores afirmaram na pesquisa que duas importantes formas as quais a empresa pode auxiliá-los é oferecendo cursos sobre educação financeira (53,17%) e benefícios de apoio, orientação financeira, jurídica e acompanhamento psicológico (50,27%). Ou seja, além de auxílios, como vale-transporte, vale-alimentação e vale-cultura, o trabalhador também valoriza benefícios que o ajudem em sua gestão financeira.
“É um ponto importante disponibilizar ajuda por meio de consultores. Aqui na Pluxee, por exemplo, oferecemos internamente e para o mercado o Apoio Pass, um benefício de suporte financeiro, jurídico, social e psicológico, extensível aos familiares. Com o Apoio Pass, os colaboradores garantem consulta com profissionais das áreas de finanças, jurídicas e psicológicas, com total sigilo, sete dias por semana, 24h por dia”, completa Fabiana.
Um levantamento da empresa sobre o produto demonstrou que sua utilização vem crescendo ao longo dos anos e, em 2023, o apoio mais utilizado foi o psicológico (30,8%), em seguida o legal (23,3%). Dos problemas tratados, a ansiedade é o primeiro deles, algo que perdura nos últimos três anos.
Crédito da foto – Drazen Zigic no Freepik