Programa estimula o empreendedorismo inovador em regiões com ecossistemas prósperos

Programa estimula o empreendedorismo inovador em regiões com ecossistemas prósperos

Participação será aberta a soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de criação

Powered by InovAtiva, programa que oferece apoio intelectual de profissionais experientes, metodologia e conexões para projetos inovadores em fases iniciais de maturidade, em regiões descentralizadas do país, lança programa para estimular o empreendedorismo inovador em regiões com ecossistemas prósperos, com alta concentração científica e tecnológica.

A participação será aberta a soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de criação, ideação ou validação, de forma gratuita e irá atender até 25 ideias inovadoras das regiões de Santa Maria/RS (Eleva Start powered by InovAtiva), Goiânia/GO (AceleraGO powered by InovAtiva), Vitória/ES (Decolagem powered by InovAtiva) e Manaus/AM (Ecoa powered by InovAtiva). O programa, idealizado pelo Hub InovAtiva, é executado por entidades locais, como Pulsar Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), juntamente com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI), via Pacto Goiás pela Inovação;  TecVitória e Manaus Tech Hub, respectivamente.

As inscrições para todas as praças ocorrerão entre agosto e setembro e a lista dos projetos selecionados será divulgada em meados de setembro, a partir do cronograma definido por cada região, podendo ser consultados pelas páginas de cada programa.

Desenvolvido a partir da metodologia do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, com apoio da Fundação Wadhwani, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), o programa é voltado a negócios em estágios iniciais e os projetos selecionados participarão de ciclo de atendimento de aproximadamente 12 semanas, ao longo das quais terão acesso a serviços de capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas com profissionais experientes e ferramentas de apoio para converter sua ideia inovadora em soluções com viabilidade junto ao mercado.

Na etapa final, os participantes que concluírem a preparação terão a oportunidade de apresentar seus projetos de negócios em evento de conexão para potenciais parceiros comerciais, clientes, investidores e outros atores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *