Franquia de perfume mira no Sul para plano de expansão

Franquia de perfume mira no Sul para plano de expansão

A Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – com mais de 570 unidades espalhadas por todo o Brasil, anuncia seu plano de expansão para a região Sul. A franquia planeja abrir, ao menos, 40 operações nessa região ainda este ano.

Atualmente ela conta com 16 unidades no estado do Paraná, 1 operação em Santa Catarina e 2 unidades no Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, as cidades de Curitiba e Ponta Grossa, no PR; Santa Maria (RS), e Florianópolis (SC) receberão novas unidades da marca.

Hiago Freitas, coordenador de expansão da Touti, avalia que embora muitas cidades tenham a pecuária como atividade econômica prioritária na região, o segmento de perfumaria, higiene e limpeza está sempre no radar de quem está em busca de empreender.

A ideia da Touti é focar nas capitais e também em cidades do interior que apresentam uma concentração elevada de habitantes, como Santa Maria (RS), Passo Fundo (RS), Canoas (RS), Joinville (SC), Araucária (PR) e São José dos Pinhais (PR).

Empreendendo através da MEI

Hiago conta que para expansão no estado do Paraná, a Touti tem apostado na estratégia de começar a operar através da MEI (Microempreendedor Individual), devido essa categoria ser isenta de tributos na inscrição estadual. Com isso, os trâmites são mais rápidos para serem seguidos.

“Apostamos nessa estratégia de expansão para que o investidor comece operando com o modelo quiosque smart, que é o modelo mais compacto oferecido pela Touti. Mesmo assim, estamos muito confiantes e otimistas a atrair novos investidores no Paraná através desse formato”, diz o coordenador de expansão.

Quiosques são a grande aposta para expansão

O segmento de perfumaria, higiene e limpeza se faz presente e vem crescendo nos quatro cantos do Brasil. Para expandir pelo Sul, Hiago acredita que os modelos quiosques full e smart são muito bem aceitos para quem quer começar empreender, principalmente devido a região registrar importantes shoppings centers, o que vem de encontro com o formato de negócio da Touti. A franquia também tem apostado em redes de mercado que oferecem ponto comercial, o conhecido formato store in store.

  • Quiosque Smart: modelo de apenas 1m2 ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas. Esse modelo solicita investimento inicial de R$ 12 mil (incluso taxa de franquia de R$ 5 mil + R$ 2 mil de capital de giro e R$ 5 mil de taxa de estoque). O franqueado paga uma taxa mensal de aluguel do quiosque para franqueadora e receberá o kit enxoval de inauguração. O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro líquido de 20% e prazo de retorno estimado em cinco meses.
  • Quiosque Full: modelo de franquia voltado para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 3m2 ou 6m2. Formato solicita investimento inicial a partir de R$ 80 mil (incluso taxa de franquia de R$ 20 mil + investimento com instalação e estoque de R$ 40 mil + R$ 20 mil de capital de giro). O faturamento também é bem atrativo e gira em torno de R$ 50 mil por mês, com lucro líquido mensal de 16% e retorno do investimento de dez meses. Nesse formato o franqueado também pagará o aluguel mensal do quiosque no valor de R$ 1 mil.

Além dos formatos quiosques, a Touti também conta com o modelo loja física, que solicita investimento inicial a partir de R$ 85 mil, com faturamento bruto médio mensal em torno de R$ 30 mil e prazo de retorno estimado entre 12 e 24 meses.

“A Touti é uma franquia com baixo custo de investimento, pois diferente das concorrentes ela não vende o quiosque e nem o mobiliário para as lojas, o que possibilita diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando apenas um aluguel fixo mensal. Além de ser uma marca vegana e cruelty free, sem testes em animais”, finaliza Hiago.

Para empreender nesse negócio é necessário ter perfil comunicativo e facilidade de expressão; ser organizado e acreditar na missão e valores da Touti. Também é importante saber enxergar e aproveitar as oportunidades; disponibilidade para trabalhar em horários alternativos e feriados; habilidades para lidar com conflitos.

A Touti nasceu em 2014 e figura entre as microfranquias que mais cresceram, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia. A rede conta com quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes de fabricação própria com tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação.

Dados das franquias na região Sul

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à pesquisa do 1º trimestre deste ano, com base nas franquias associadas, a região é responsável por abrigar 32.780 unidades franqueadas, sendo 12.991 no Paraná, 10.446, no Rio Grande do Sul, e 9.343 em Santa Catarina. Já, em faturamento, o Sul alcançou mais de R$ 8,875 bilhões durante o período analisado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *