Vagas temporárias 2023: como atender a demanda do varejo no fim de ano?

Vagas temporárias 2023: como atender a demanda do varejo no fim de ano?

A expectativa é da abertura de 110 mil vagas no período em todo o país

As datas comemorativas de fim de ano movimentam o comércio e o varejo como um todo no Brasil. Diversos setores são impactados pela alta demanda desde o Dia das Crianças até o Ano Novo, que ainda conta com a Black Friday como um plus para os grandes eventos varejistas do segundo semestre.

Para atender a busca e as compras do consumidor, lojistas e empresários abrem as famosas vagas temporárias de emprego, possibilitando aumentar o contingente de funcionários e cobrir a alta demanda.

Lojas de roupas, fábricas, padarias e restaurantes costumam abrir postos de trabalho e aumentar a força tarefa para o fim de ano. De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio, cerca de 110 mil vagas temporárias serão abertas em todo o país, o número representa um aumento de 12,24% em comparação com o ano passado, que registrou 98 mil postos de trabalho temporários.

Somar equipe é fundamental

“As vagas temporárias são fundamentais para o comércio e o varejo como um todo. Nas festas de fim de ano, a rotatividade de clientes aumenta, demandando maior atenção e cuidado com o consumidor. Somar a equipe de trabalho é fundamental para garantir boas vendas”, comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).

A abertura desses postos de trabalho temporários podem se transformar em uma oportunidade para o trabalhador que está buscando um emprego fixo. Ainda conforme o levantamento da CNC, no ano de 2022, cerca de 12 mil funcionários foram efetivados ao final do contrato temporário.

Dicas para uma possível efetivação do trabalhador temporário

Segundo Maurício Stainoff, proatividade, pontualidade, comprometimento, atitude e vontade podem ajudar na hora do empregador pensar em efetivar o trabalhador temporário de final de ano.

“O trabalhador temporário que está buscando uma efetivação precisa estar atento às suas atitudes. Ser pontual, mostrar proatividade – entregar mais do que o esperado – mostrar força de vontade, conexão com os princípios da empresa e hospitalidade com o cliente. Esses pilares, sendo bem feitos, é um bom caminho para a contratação definitiva”, comenta.

Como o empregador pode encontrar bons profissionais no mercado?

Além de quem está buscando uma oportunidade de emprego, o empregador que está buscando funcionário também precisa estar atento na hora da abertura das vagas, o processo de contratação e a possível efetivação do funcionário.

Lançar mão de um contrato jurídico, alinhamento com o RH da empresa, cursos sobre gestão de pessoas e organização operacional podem ser o diferencial de um empregador que busca expandir os negócios e atender a alta demanda do final de ano.

“O empregador precisa estar atento aos novos funcionários do período temporário, elaborar um bom ambiente de trabalho com os demais funcionários fixos é a chave para levar a harmonia e desenvolvimento do negócio, consequentemente, potencializar seu lucros”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *