Nova plataforma auxilia mulheres a empreenderem com segurança

Nova plataforma auxilia mulheres a empreenderem com segurança

Inscritas terão aulas semanais ao vivo e mentorias em grupo para sanar as dúvidas sobre o processo

O Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo. Mas, até hoje, a grande maioria das mulheres que seguem esse caminho, o iniciam por necessidade, e enfrentam sérios desafios em conciliar suas responsabilidades profissionais aos cuidados com o lar e com os filhos. Mas, quem disse que empreender precisa ser uma luta para elas? Com o intuito de auxiliá-las nessa missão, está a Jornada Mamãe CEO, uma trilha de aprendizagem que oferece o passo a passo para guiá-las a tirarem suas ideias do papel e construir o negócio que desejam com êxito. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas no link a seguir: http://jornadamamaeceo.com.br/.

De acordo com dados do Sebrae e da GEM, apenas no terceiro trimestre de 2022, o Brasil tinha 87% de mulheres que trabalhavam por conta própria. Uma quantidade realmente positiva, mas que, quando analisada mais profundamente, apresenta preocupações. Cerca de 42% destas empreendedoras iniciam essa jornada por necessidade, segundo estudo da SumUp, levadas por motivos que vão além da busca pela independência profissional – e, em momentos de crise como o que vivenciamos na pandemia, são os negócios fundados por elas que mais sofrem.

De acordo com um levantamento do Nubank em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o SEBRAE, 62% dos empreendimentos femininos com mais de três anos de existência fecharam as portas em 2020, incluindo as MEIs. Dentre tantos motivos que levaram a esse cenário, as dificuldades em conciliar a jornada dupla, em casa e no trabalho, ganhou destaque.

Seja por vontade ou por necessidade, empreender é um passo que precisa ser dado de maneira muito pensada. Ainda mais quando são mães, esposas e têm um lar para gerenciar com pessoas que dependem delas, como explica Letícia Araújo, desenvolvedora da Jornada. “Não podemos arriscar a dar um salto no escuro. Muitas vezes, essa mulher está em um emprego e depende desse salário. Ou mesmo, possuem uma reserva financeira realizada com muito esforço para investir. Por isso, os conteúdos da plataforma ajudarão a minimizar os riscos de um empreendimento dar errado, dando mais segura para tomar os próximos passos”, pontua.

O cronograma desta primeira turma, que terá, aproximadamente, 50 vagas, será composto por aulas de cerca de 40 minutos cada. Ao todo, serão 11 transmitidas ao vivo e ministradas pela desenvolvedora – as quais serão gravadas e disponibilizadas posteriormente em plataforma de EaD – além de, pelo menos, três outras com participações de mulheres especializadas em seus segmentos.

Para tornar este sonho realidade, o conteúdo englobará não apenas questões profissionais sobre, por exemplo, como encontrar as melhores oportunidades do mercado, como realizar a modelagem de negócios e como estabelecer seu público-alvo, mas também aspectos sobre os cuidados domésticos – incluindo temas como organização da casa, das finanças pessoais x da sua empresa, organização da alimentação do lar e gestão do tempo.

Com este roteiro de desenvolvimento, segundo Letícia, as profissionais estarão muito mais preparadas para abrirem e gerenciarem seus negócios com segurança, mantendo um tempo de qualidade com seus maridos, filhos, e cuidando de cada detalhe de sua família. “Muitos cursos no mercado não são de qualidade, são descolados da realidade das mulheres e não dispõem do passo a passo necessário para que elas invistam em seus negócios com êxito. Por isso, quero oferecer essa educação profissional à distância com qualidade e por um preço mais acessível para todas”, complementa.

Certamente, o equilíbrio entre a rotina materna e no lar, com os compromissos profissionais, são um grande desafio. Mas, com a Jornada Mamãe CEO, a expectativa é auxiliar que elas consigam empreender de forma saudável e sustentável, criando uma base sólida para que conciliem essas tarefas, sem precisar renunciar a nenhuma dessas pontas. “É equilibrar todos os pratinhos da nossa vida. E planejar da maneira correta faz toda a diferença. Com as aulas, as futuras empreendedoras terão o preparo que precisam para atingir este objetivo e, acima de tudo, mostrando que podemos ser, sim, mães e empreendedoras”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *