55,6% das empreendedoras têm planos para expandir seus negócios, mostra pesquisa da Serasa Experian
Crédito como alternativa de apoio à expansão é opção distante para esse público
No mês do empreendedorismo feminino, um levantamento inédito realizado pela Serasa Experian mostra como esse público tem encarado os desafios e as oportunidades em seus empreendimentos. Entre as respondentes, 55,6% afirmam que querem ampliar seus negócios, mesmo que seja com cautela. 28,3% desejam encontrar o equilíbrio entre empresa e vida pessoal enquanto 11,8% pretendem pagar as contas e sair do vermelho.
Entre as empreendedoras que querem crescer, 43,4% pretendem vender mais para o mesmo público e 42,1% visam atingir públicos diferentes para atingir essas metas. Apenas 8% das respondentes veem crédito ou financiamento como uma opção para viabilizar seus planos. Há um ano, o percentual era de 15%.
“Quando estamos falando de negócios, o crédito é uma importante ferramenta de apoio. Ele permite, muitas vezes, o investimento em insumos ou aquisições que não poderiam ser realizadas à vista. No entanto, é preciso que o empreendedor esteja atento ao seu planejamento, para a escolha da melhor linha e negociação, evitando assim a inadimplência e obtendo um retorno sobre esse investimento”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
Falando de crédito
Entre as preocupações desse público na busca por crédito em instituições financeiras, a maior delas segue sendo a taxa de juros, com 51,6%. Em seguida, com 16,5%, está a situação do CNPJ/CPF e se ele, de fato, terá acesso ao crédito. Nesse sentido, 59% das empreendedoras afirmaram que acompanham a situação de seu CNPJ, sendo 44% de maneira frequente e 15% quando sabem que irão precisar de crédito.
“Assim como os credores consultam o Score do CPF antes de ofertarem recurso financeiro para pessoas físicas, eles também buscam informações sobre o Score do CNPJ para ceder dinheiro ou vender a prazo para empresas. Desta forma, companhias que precisam de recursos financeiros e possuem boa pontuação poderão encontrar taxas atrativas e melhores condições de crédito”, declara Genero.
O Score PJ da Serasa Experian é uma ferramenta gratuita, e está disponível em www.empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score,. A pontuação tem como objetivo de indicar o nível de confiança de uma empresa em relação ao pagamento de seus débitos em dia. Na prática, a pontuação vai de 0 a 1000, o que possibilita entender melhor o perfil financeiro do empreendedor quando o assunto envolve o pagamento em dia das contas. Uma boa pontuação no Score CNPJ indica menores chances de inadimplência e maior possibilidade de conseguir um empréstimo ou financiamento, por exemplo.