Cesta básica no e-commerce tem quarta queda consecutiva no ano

Cesta básica no e-commerce tem quarta queda consecutiva no ano

Pesquisa feita pela Precifica envolve 13 itens que compõem a cesta básica do Dieese

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o valor da cesta básica na região metropolitana de São Paulo caiu 5,64% em outubro, passando de R$ R$ 662,05 para R$ 624,68. O estudo envolve 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região. Mais uma vez, a banana impulsionou a queda no preço dos alimentos, com diminuição de 12,8%.

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce, mostra que o valor da cesta básica na região metropolitana de São Paulo caiu 5,64% em outubro, passando de R$ R$ 662,05 para R$ 624,68. Conforme os últimos índices, a inflação segue em recuo – é a quarta diminuição consecutiva do ano.

Em retrospecto, no mês de julho, houve a primeira baixa de 1,98%; em agosto, a diminuição foi de 6,98%; e em setembro, de 3,18%.

O índice da Precifica, baseado no e-commerce da Grande São Paulo, difere do índice oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15, prévia da inflação, teve aumento de 0,21% em outubro, na média do país. Considerando apenas o grupo “Alimentação e bebidas”, o IBGE também apurou a quarta queda consecutiva no ano, com 0,31% no período, na medição nacional.

É importante ressaltar que os números do IBGE envolvem produtos e serviços diversos e não somente da cesta básica, além de incluir preços de vários tipos de estabelecimentos, físicos e virtuais, o que justifica a diferença. A média nacional de 0,21 em outubro foi influenciada pela alta das passagens aéreas.

O estudo feito pela Precifica envolve 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas de e-commerce de empresas supermercadistas que atuam na Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa abrange os mesmos itens adotados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A diferença é que a Precifica monitora o preço do sal refinado, mas não acompanha o do pãozinho francês, enquanto o Dieese acompanha o do pãozinho, mas não o do sal.

Banana tem diminuição de quase 13%, segunda queda consecutiva

Com baixa de 12,8%, a banana é o alimento com maior queda no grupo de itens pesquisados no mês de outubro. É a segunda vez seguida que a fruta está com o preço mais baixo do que os outros alimentos; em setembro, a diminuição foi 13,3%. Manteiga, leite, café, carne, feijão carioca, batata, arroz e óleo também apresentaram queda de 7,0%, 6,1%, 5,9%, 5,4%, 4,3%, 3,0%, 4,0%, 1,7%, respectivamente.

Sal e açúcar são os únicos vilões do mês

Com alta de 3,9% e 2,3%, o sal e açúcar são os grandes vilões de outubro, período que registrou pouco aumento de preços nos alimentos. A farinha de trigo, por sua vez, não apresentou variação.

“Mesmo com as diferenças entre a nossa pesquisa e a do IPCA-15, é importante ressaltar que existe um ponto de convergência, que é o preço dos alimentos, e os dois levantamentos apresentaram redução dentro desse recorte. Os índices seguem favoráveis para o consumidor e refletem a melhoria da economia. Além disso, é interessante observar que os valores se comportam de formas diferentes em cada região do país. Para os varejistas, isso mostra o quanto é importante a adoção de soluções de pricing, principalmente baseadas em inteligência artificial. Essas ferramentas auxiliam as lojas virtuais a oferecerem produtos com preços adequados para cada lugar do país, acompanhando a evolução”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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