Seis dicas de como usar a tecnologia para transformar a rotina do time de RH

Seis dicas de como usar a tecnologia para transformar a rotina do time de RH

ChatGPT pode aumentar em até 14% a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho

A mudança de paradigma da gestão de recursos humanos, impulsionada pela transformação digital, está remodelando a forma como as organizações atraem, retêm e desenvolvem talentos. Com a crescente demanda por eficiência, transparência e agilidade, as soluções tecnológicas estão se tornando essenciais para impulsionar o sucesso e a inovação no setor. A rápida evolução da tecnologia tem gerado inúmeros debates em relação a seu impacto direto no mercado de trabalho, afinal, há um grupo que teme que a IA substitua empregos, mas há outro que, de maneira otimista, acredita que ela ajude a tornar os colaboradores mais produtivos e, consequentemente, eficientes.

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) a aplicação, nas empresas, de sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, por exemplo, podem aumentar em até 14% a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho.

Marcello Amaro, CHRO da Portão 3, fintech líder em gestão de pagamentos corporativos para médias e grandes empresas da América Latina, acredita que as organizações que adotam tecnologias digitais têm maior probabilidade de oferecer benefícios que ajudam na atração e retenção de talentos. “A digitalização de uma empresa não se limita apenas a mudanças tecnológicas, ela implica uma transformação cultural que afeta diretamente a nossa forma de trabalho”, explica.

Quando pensamos na área de recursos humanos, não podemos deixar de falar sobre como a tecnologia ajuda a economizar tempo e recurso ao, por exemplo, filtrar e selecionar currículos e candidatos de maneira mais eficiente. E, como consequência, os profissionais de RH conseguem se dedicar a atividades mais estratégicas do dia a dia da empresa, como desenvolver talentos e auxiliar na implementação de programas que contribuam para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho não tóxico.

Dicas para transformar a rotina do time de RH com o auxílio da tecnologia

  • Sistemas de Gestão de Pessoas (HCM – Human Capital Management): Utilizar um HCM para automatizar tarefas de RH, como registro de horas trabalhadas, gestão de folha de pagamento, controle de férias e benefícios. Isso economiza tempo e minimiza erros;
  • Recrutamento e Seleção Online: Implementar sistemas de recrutamento online para simplificar o processo de contratação. Isso inclui rastreamento de candidatos, testes automatizados, entrevistas por vídeo e assinatura eletrônica de documentos;
  • Chatbots de Atendimento ao Funcionário: Implementar chatbots para lidar com perguntas frequentes dos funcionários, como questões sobre benefícios, políticas internas e procedimentos;
  • Apps de Comunicação Interna: Utilizar aplicativos de comunicação interna para manter a equipe informada sobre notícias da empresa, eventos, atualizações de políticas e interação entre colegas de trabalho;
  • Avaliação de Desempenho Digital: Utilizar ferramentas de avaliação de desempenho online para automatizar a coleta de feedback de funcionários e gerentes, facilitando a identificação de áreas de melhoria e a definição de metas.
  • Gestão de Talentos: Implementar sistemas de gestão de talentos que ajudem a identificar e desenvolver líderes internos, planejar sucessões e reter talentos-chave.

A integração de tecnologia inovadora no setor de recursos humanos é categórica para impulsionar a excelência operacional. Ao adotar soluções tecnológicas avançadas, as empresas podem fortalecer sua vantagem competitiva, atrair e reter talentos excepcionais, além de cultivar uma cultura organizacional que priorize o desenvolvimento contínuo e o bem-estar dos colaboradores. A tecnologia não substitui a importância do fator humano, mas sim amplifica seu potencial, capacitando as equipes de RH a desempenhar um papel estratégico na construção de uma força de trabalho resiliente e orientada para o futuro.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *