Vendas do comércio físico cresceram 0,8% em novembro
Natal e 13º salário animam varejo físico, segundo a Serasa
No 11º mês de 2023, as vendas no varejo físico do Brasil marcaram crescimento de 0,8%. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “como as promoções da Black Friday são mais dedicadas ao ambiente online, a data comemorativa não mexeu o ponteiro do índice, mas o número é positivo e há algumas explicações, como a disponibilidade do 13º salário e o início das compras de Natal”.
Combustíveis e Lubrificantes reagem em novembro
Após alguns meses de crescimentos discretos, o setor de “Combustíveis e Lubrificantes” teve um crescimento de 3,7%. O segmento com a menor variação foi o de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (0,8%) e as quedas foram registradas em “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” e “Material de Construção”. Confira todos os segmentos no gráfico abaixo:
Comparação anual
Na variação anual do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o crescimento foi de 3,7%, cujo ranking de setores desempenhou desta forma: Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (5,8%), Combustíveis e Lubrificantes (5,5%), Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (5,2%), Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (3,8%), Material de Construção (1,9%) e Veículos, Motos e Peças (1,3%).