Vendas em lojas físicas aumentam 5,8% em dezembro

Vendas em lojas físicas aumentam 5,8% em dezembro

Destaque fica para calçados e food service

O mês de dezembro chega na reta final com saldo positivo no varejo brasileiro, impulsionado especialmente pelo Natal. As vendas em lojas físicas cresceram 5,8% entre os dias 01 e 25 do mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Linx, empresa do grupo StoneCo. especialista em tecnologia para o varejo.

O resultado foi impulsionado especialmente pelos setores de alimentação e calçados. O setor de food service, considerando delivery e lojas físicas, teve um crescimento de 9% nas vendas durante a semana do natal, em comparação com o ano passado. O valor transacionado também registrou aumento de 9% em relação a 2022.

O setor de alimentação já vinha sentindo os impactos positivos das festas de final de ano durante a primeira quinzena de dezembro, que registrou aumento de 8% no total de vendas em comparação com o mesmo período no mês anterior. Para Tiago Mello, CMO da Linx, o aumento nesta semana é natural e esperado pelos varejistas. “As vendas de final de ano muitas vezes ajudam comerciantes a fecharem seu caixa do ano inteiro, pois é um período no qual o fluxo de clientes tende a aumentar de forma considerável”, explica o executivo.

Outro segmento que apresentou crescimento em suas vendas foi o de calçados, que teve um aumento de 9,77% no valor transacionado e 7,46% no total de vendas. “As compras de última hora também movimentaram o setor calçadista, que mesmo em um ano de muitas dificuldades conseguiu finalizar observando um crescimento em suas vendas”, complementa Tiago.

Itens para ceia aparecem entre os mais buscados

Outro ponto de destaque na análise de Tiago é o aumento do uso de sites e aplicativos para buscar e comprar itens alimentícios para a ceia.

“Além dos itens tradicionalmente buscados em e-commerces nesta época, como roupas, calçados e eletrônicos, vemos alimentos como bacalhau, chester e tender com destaque nas pesquisas online. Esse é mais um sinal de que a digitalização do varejo cresce a cada dia e quem não se atualiza acaba ficando para trás”, finaliza Tiago.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *