Consumo em supermercados cresceu 16% em 2023

Consumo em supermercados cresceu 16% em 2023

Pesquisa Fipe, em parceria com Alelo, também mostra o aumento no valor transacionado de 3,7% nos restaurantes do país

O Índice de Consumo em Supermercados (ICS), calculado pela Alelo (especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), registrou crescimento de 16% no ano passado. Em relação ao mês de novembro, os supermercados tiveram queda no número e valor das transações efetuadas em dezembro de 2023.

Contudo, na comparação com o mesmo mês de 2022, os estabelecimentos apresentaram crescimento de 10,3% no número de transações e de 16,2% no valor transacionado. Além disso, em 2023, os supermercados apresentaram um volume de vendas 8,8% superior ao de 2022.

O faturamento do ano passado teve crescimento de 16,6%, impulsionado pela alta de 6,6% no valor médio por transação e o desempenho positivo do consumo abrangeu todas as regiões brasileiras, com destaque para Sul (+19,4%) e Nordeste (+16,9%).

De acordo com os dados recentes divulgados pelo IBGE, os preços da alimentação no domicílio, medidos pelo IPCA, registraram alta de 1,3% em dezembro/2023. Ao longo de 2023, no entanto, os preços deste subgrupo recuaram 0,5%.

Observando o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR), na comparação com novembro, houve retração nos dados de dezembro de 2023. Porém, comparando com o mesmo período no ano de 2022, os resultados do segmento apresentaram uma queda de 5,8% no número de transações efetivadas, contrastando com ligeiro incremento no valor das vendas (+0,4%), sustentado pelo aumento de 6,6% no valor médio por transação.

No desempenho acumulado de 2023, os restaurantes apresentaram um volume de vendas 2,1% inferior ao de 2022. Já em termos de valor (ou seja, em faturamento), houve um aumento de 3,7% nas vendas, em paralelo ao 5,9% no valor médio por transação.

Assim como o ICR, o IPCA/IBGE mostra que os preços da alimentação fora de domicílio apresentaram um incremento de 0,5% em dezembro/2023. Em 2023, a inflação acumulada neste subgrupo foi de 5,3%.

Os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), foram desenvolvidos para acompanhar o comportamento das transações em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os gastos com refeições prontas em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, serviços de entrega (delivery), retirada em balcão e para viagem (take-away) com os cartões de bandeira Alelo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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