Saiba como vender mais e de forma eficiente no e-commerce

O setor de e-commerce no Brasil permanece em constante crescimento. De acordo com pesquisa recente da BigData Corp, a quantidade de lojas virtuais teve um aumento de 16,5% em 2023, totalizando mais de R$ 1,9 milhão. Ainda, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas totais no e-commerce brasileiro atingiram R$ 185,7 bilhões no ano passado, representando um crescimento de mais de 10% em comparação a 2022.
Diante deste cenário competitivo no setor, os empreendedores digitais precisam procurar estratégias mais efetivas para se destacar no mercado. Pensando nisso, Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, plataforma completa de soluções para o e-commerce, separou as principais dicas para auxiliar os lojistas a aumentar a conversão de vendas e escalar os negócios. Confira abaixo:
1. Utilizar estratégias de up-selling e cross-selling: se você ainda não está utilizando essas duas estratégias no seu negócio, saiba que está perdendo tempo e dinheiro, afinal, elas incentivam o seu consumidor a gastar mais na sua loja. “Na estratégia de upselling o cliente é incentivado a comprar uma versão melhor e de maior valor com base nos produtos que eles já adquiriu. Já o cross-selling funciona como uma ‘venda-casada’, ou seja, você pode oferecer produtos que complementam aqueles já comprados pelo cliente, melhorando assim a experiência do seu consumidor”, explica.
2. Desenvolver um processo de checkout simples: um ótimo método de checkout disponibiliza informações claras sobre o preenchimento das informações. Além disso, é importante solicitar apenas dados realmente necessários para a compra, isso aumenta as chances do seu cliente voltar a comprar com você.
3. Utilize o marketing de conteúdo a seu favor: não deixe de utilizar as redes sociais a seu favor, principalmente o Instagram – publique conteúdos reais e relevantes para o seu público, busque gerar conexão e um bom relacionamento entre a marca e o consumidor. Caso sinta que faz sentido com o seu público, pode ser interessante mostrar o dia a dia do seu negócio, ou até mesmo como utilizar o produto que você vende, pois isso pode realmente ser efetivo na hora da decisão de compra.
4. A experiência de compra faz toda a diferença: se você pretende fazer de um comprador, um cliente ativo, nada mais importante do que investir na experiência do seu usuário, afinal, ele só vai voltar a comprar com você se estiver satisfeito com o que foi oferecido.
“Por conta disso, é essencial procurar por formas de melhorar essa experiência, como, por exemplo: ter um site responsivo e seguro, como o acesso ao certificado de SSL gratuito que disponibilizamos em nossa plataforma. Ele garante que o seu site realmente seja confiável, além de também ser importante para trazer segurança na hora da finalização da compra. Ainda, ofereça um atendimento personalizado e de preferência humanizado, pois isso com certeza fará a diferença na hora dele decidir onde comprar”, finaliza o especialista.