Saiba como vender mais e de forma eficiente no e-commerce

Saiba como vender mais e de forma eficiente no e-commerce

O setor de e-commerce no Brasil permanece em constante crescimento. De acordo com pesquisa recente da BigData Corp, a quantidade de lojas virtuais teve um aumento de 16,5% em 2023, totalizando mais de R$ 1,9 milhão. Ainda, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas totais no e-commerce brasileiro atingiram R$ 185,7 bilhões no ano passado, representando um crescimento de mais de 10% em comparação a 2022.

Diante deste cenário competitivo no setor, os empreendedores digitais precisam procurar estratégias mais efetivas para se destacar no mercado. Pensando nisso, Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, plataforma completa de soluções para o e-commerce, separou as principais dicas para auxiliar os lojistas a aumentar a conversão de vendas e escalar os negócios. Confira abaixo:

1. Utilizar estratégias de up-selling e cross-selling: se você ainda não está utilizando essas duas estratégias no seu negócio, saiba que está perdendo tempo e dinheiro, afinal, elas incentivam o seu consumidor a gastar mais na sua loja. “Na estratégia de upselling o cliente é incentivado a comprar uma versão melhor e de maior valor com base nos produtos que eles já adquiriu. Já o cross-selling funciona como uma ‘venda-casada’, ou seja, você pode oferecer produtos que complementam aqueles já comprados pelo cliente, melhorando assim a experiência do seu consumidor”, explica.

2. Desenvolver um processo de checkout simples: um ótimo método de checkout disponibiliza informações claras sobre o preenchimento das informações. Além disso, é importante solicitar apenas dados realmente necessários para a compra, isso aumenta as chances do seu cliente voltar a comprar com você.

3. Utilize o marketing de conteúdo a seu favor: não deixe de utilizar as redes sociais a seu favor, principalmente o Instagram – publique conteúdos reais e relevantes para o seu público, busque gerar conexão e um bom relacionamento entre a marca e o consumidor. Caso sinta que faz sentido com o seu público, pode ser interessante mostrar o dia a dia do seu negócio, ou até mesmo como utilizar o produto que você vende, pois isso pode realmente ser efetivo na hora da decisão de compra.

4. A experiência de compra faz toda a diferença: se você pretende fazer de um comprador, um cliente ativo, nada mais importante do que investir na experiência do seu usuário, afinal, ele só vai voltar a comprar com você se estiver satisfeito com o que foi oferecido.

“Por conta disso, é essencial procurar por formas de melhorar essa experiência, como, por exemplo: ter um site responsivo e seguro, como o acesso ao certificado de SSL gratuito que disponibilizamos em nossa plataforma. Ele garante que o seu site realmente seja confiável, além de também ser importante para trazer segurança na hora da finalização da compra. Ainda, ofereça um atendimento personalizado e de preferência humanizado, pois isso com certeza fará a diferença na hora dele decidir onde comprar”, finaliza o especialista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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