Honda Automóveis anuncia investimento de R$ 4,2 bilhões para impulsionar crescimento no Brasil

Honda Automóveis anuncia investimento de R$ 4,2 bilhões para impulsionar crescimento no Brasil
Otavio Mizikami, vice-presidente Industrial da Honda Brasil; Arata Ichinose, presidente da Honda Automóveis do Brasil e Roberto Akiyama, vice-presidente Comercial.

Reafirmando sua crença no potencial do mercado brasileiro, a Honda Automóveis do Brasil (HAB) irá realizar um novo ciclo de investimento estratégico em sua operação. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do presidente da HAB, Arata Ichinose.

Com aporte no valor de R$ 4,2 bilhões, para período de 2024 a 2030, a empresa visa a expansão contínua dos negócios por meio do lançamento da exclusiva tecnologia híbrida-flex da Honda no mercado brasileiro, da produção local da nova geração de um SUV de entrada, além do aumento do volume de produção e geração de empregos no país.

“Ao longo dos mais de 50 anos de nossa presença no país, conquistamos a confiança do exigente consumidor brasileiro ao comercializar produtos de qualidade e eficiência. Esse novo ciclo de investimento visa tornar a Honda Automóveis do Brasil cada vez mais forte, moderna e dinâmica e mostra que estamos alinhados ao compromisso global de alcançar a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050”, afirma Arata Ichinose, Presidente da HAB.

Nova tecnologia

Considerando o cenário atual e políticas públicas de incentivo ao setor automotivo, como o MOVER, a Honda valoriza o etanol como um combustível de fonte natural, renovável e disponível em larga escala no Brasil, alinhado a uma economia de baixo carbono. Com esse anúncio, a Honda Automóveis do Brasil dará um passo importante rumo à diversificação de produtos eletrificados em seu portfólio, com a introdução de sua exclusiva tecnologia e:HEV flex no mercado brasileiro.

Globalmente, a Honda possui o domínio de diferentes tecnologias em eletrificação, mas em sua abordagem por região considera diversos fatores como as diferenças de fontes energéticas, a infraestrutura de carregamento, bem como características do mercado.

A Honda planeja continuamente a introdução de sua tecnologia nos mercados em que atua.

Novo produto

O montante anunciado também inclui a produção nacional da nova geração do WR-V. Com isso, a Honda ampliará as opções de sua linha de produtos no país, que atualmente conta com oito modelos, presentes em uma expressiva parcela dos segmentos do mercado automotivo.

O WR-V tem previsão de produção no segundo semestre de 2025 e mais detalhes serão fornecidos oportunamente.

Aumento de produção e geração de empregos

Para sustentar o avanço da sua estratégia no Brasil, os investimentos também se estenderão ao aumento do volume produtivo da fábrica da Honda Automóveis do Brasil. Isso ocorrerá de forma gradual a partir desse mês (abril).

Também está previsto o incremento de cerca de 1.700 postos no quadro de colaboradores, que atualmente conta com cerca de 3.500 funcionários.

Desde o início de suas operações no Brasil, a Honda Automóveis do Brasil buscou acelerar o processo de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos cada vez mais alinhados às expectativas do consumidor brasileiro e realiza contínuos investimentos no país para construir uma trajetória de sucesso.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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